Guerra entre Rússia e Ucrânia: quais são os impactos logísticos?

De tempos em tempos surge uma palavra ou expressão que se torna moda. Contudo, ainda que repetida exaustivamente, existem aspectos que transcendem o simples pronunciar das pessoas. Quem não se lembra da época em que tudo era ditado pela palavra globalização?

Talvez, na época, muitos não entendiam o significado e as implicações de uma simples palavra. Todavia, com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que também tem o envolvimento de outros países, isso tem ficado muito claro, principalmente, nos impactos logísticos provocados por essa guerra.

Diante disso, no artigo desta semana, mostraremos quais as consequências logísticas do conflito supracitado nas cadeias de suprimentos, impulsionado pelas sanções impostas sobre a Rússia. 

Hoje, falaremos sobre:

  • Relações globais entre países
  • Sanções econômicas

Relações globais entre países

A globalização promoveu a ligação virtual do espaço geográfico mundial, uma espécie de “pangeia capitalista”, onde há a interligação econômica, social, política e cultural de diversas nações. As consequências deste processo são vastas, mas, talvez a principal seja a “mundialização” dos mercados consumidores, principalmente, das maiores potências. 

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que tem recebido apoio de outros países, mostra claramente isso. Bem além de uma questão limitada ao Leste Europeu, a invasão russa tem reverberado em todo o mundo, inclusive, nas Américas.

Prova disso é que, nas últimas semanas, combustíveis e gás de cozinha sofreram aumentos significativos em meio à escalada de preços no mercado internacional. No início do mês de março, o preço do barril de petróleo tipo brent, referência no mercado, registrou seu maior patamar desde 2014, superando a casa dos US$ 110.

Além disso, Rússia e Ucrânia são, respectivamente, a primeira e a quarta maiores produtoras de trigo do mundo, o que por si só afeta o valor do trigo que, desde antes da guerra, já vinha em alta dada a pandemia que ainda não se encerrou.

Há ainda a questão dos fertilizantes, que também são afetados pelo petróleo em alta e dos quais a Rússia é o maior produtor do mundo. O Brasil compra cerca de 20% de seus fertilizantes do mercado russo, por exemplo.

Diante disso, os conflitos entre países, por mais remotos que sejam, causam consequências em todo o mundo, afinal, como pontuamos, na atualidade, tudo, de certa forma, está ligado pelo elo da globalização.

Sanções econômicas

A Ucrânia recebeu o apoio de diversos países, que impuseram sanções das mais variadas à Rússia. Tais sanções vêm comprometendo drasticamente as operações de importação e exportação em todo o mundo, inclusive, muitos embarques já programados tiveram que ser suspensos.

Além disso, o espaço aéreo russo foi fechado, o que interrompeu abruptamente os negócios de diversos países com a Rússia, sejam relacionados à importação ou exportação de matérias primas, commodities e outros componentes.

Ainda será preciso avaliar as consequências no médio e longo prazo da decisão de alguns grandes grupos empresariais de renunciarem seus negócios na Rússia. Na área de navegação, por exemplo, a própria Maersk está anunciando a venda dos seus ativos no país.

Por fim, certamente a recuperação econômica da Rússia e da Ucrânia levará muito mais tempo do que o conflito tem durado, o que poderá provocar ainda mais migrações, principalmente da Ucrânia.

Conclusão

Infelizmente, muitas pessoas que nada têm a ver com os conflitos políticos, têm sofrido suas consequências. Além das pessoas, as empresas também têm experimentado sofrimento, afinal, o mercado consumidor da Ucrânia, em vários sentidos, não existe mais, o que, além de afetar o próprio país, afeta inúmeras outras economias mundo afora.

Agora que você aprendeu mais sobre como a guerra afeta as cadeias logísticas globais, descubra tudo sobre quais são os principais custos logísticos de uma frota e aprenda a controlá-los corretamente.

Postagens Recentes