CASE – Mineração Usiminas

Cenário

Estabelecer o gerenciamento assertivo para mobilidade de seus funcionários e reduzir custos com este deslocamento são obstáculos enfrentados por muitas empresas, inclusive por aquelas que possuem um grande contingente de mão de obra e/ou unidades operacionais afastadas dos centros urbanos. Esse é o caso da Mineração Usiminas.

Responsável por operações de mineração, além de transporte ferroviário e portuário, a empresa possui quatro ativos minerários na região de Serra Azul, no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Além de extrair minério de ferro, a companhia conta com plantas de beneficiamento de pellet feed e sinter feed. A produção é destinada ao consumo próprio nas usinas siderúrgicas da Usiminas e também à exportação e ao mercado interno.

Situação

Em agosto de 2014, a Mineração Usiminas contava com uma operação de 1200 colaboradores e terceiros, demandando o serviço de transporte fretado com o custo médio mensal de R$ 500.000,00. Diante do cenário de recessão econômica do país, a empresa observou no iTransport uma possibilidade de otimização da logística e redução de tempo e custos de operação nesse setor.

Solução

O software começou a ser implementado no segundo semestre de 2014. A Mineração Usiminas desenvolveu todo o trabalho de análise e reestruturação dos serviços de transporte fretado sob acompanhamento e suporte técnico da equipe da HTP Solution.

Ao longo dos primeiros nove meses de utilização do software (ago/2014 a abr/2015) foi possível reorganizar os itinerários, gerando uma economia mensal de R$ 125.000 mil reais, equivalente a uma redução de 25% dos custos com o serviço de transporte de empregados. A economia se deu na dimensão de quilometragem rodada, otimizando as rotas oferecidas, não havendo redução das linhas na primeira fase de implementação do iTransport.

iTransport

Utilizada principalmente por companhias com mais de mil funcionários, a solução iTransport, desenvolvida pela empresa mineira HTP Solution, se destaca no mercado por reunir funcionalidades e serviços diversificados e que, até então, eram oferecidos isoladamente por outras empresas de tecnologia, tais como:

Geolocalização e roteirização – identifica os passageiros em uma determinada região e elabora rotas conforme a proximidade destes indivíduos levando em consideração um maior número de pessoas por localidade.

Gerenciamento de fluxo de passageiros e controle de acesso ao embarque no veículo – por meio do software, a área de transportes identifica quantos e quais são os passageiros que estão dentro do veículo, a data e o horário em que os funcionários utilizaram o ônibus, se eles realmente estão autorizados a percorrer o trajeto, dentre outros serviços.

Rastreamento e navegação dos veículos – identifica, em tempo real, onde está o ônibus, se ele está em locomoção ou parado, registra o horário e trecho por onde o veículo passou, e avalia as condições do trânsito de um determinado trajeto.

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