Como escolher o melhor software para gestão de transporte?
Grande parte das empresas que operam no mercado de transporte, principalmente aquelas com operações complexas, de outro modo, com grandes demandas a administrar, carecem de ferramentas que facilitem o processo administrativo, descompliquem a gestão das atividades e forneçam níveis precisos de informação que contemplem o conhecimento pleno de toda a operação.
Sejam as organizações que transportam cargas, pessoas ou grandes maquinários, uma coisa é certa: quando aplicada corretamente, a tecnologia é capaz de transformar realidades, inclusive, promovendo melhorias inesperadas de grande impacto.
Hoje, neste artigo, pontuaremos as principais análises e observações que você deve realizar para escolher o software mais adequado à sua operação. E aí, preparado para sanar suas dúvidas?
Conheça a fundo sua operação
Parece óbvio, mas em muitas empresas, os responsáveis pelas decisões estratégicas não conhecem a operação, os números do setor, as atividades de rotina, as fragilidades operacionais e as carências que precisam de respostas.
Infelizmente, esse é o cenário de muitas empresas. Então, a primeira etapa para uma escolha assertiva de um software para gestão de transporte alinhado às suas necessidades é, justamente, conhecê-las.
Esse é o ponto de partida. É nesta etapa que o responsável direto pelo setor, ou pela decisão, traça o “mapa” de demandas (as principais e de menor impacto) e as necessidades operacionais.
Após traçá-las, fica mais fácil avaliar as opções de oferta, as vantagens dos fornecedores (localização, suporte, pacote de benefícios, atualização do sistema, dentre outros) e o custo de aquisição da plataforma.
Esteja (realmente) aberto as mudanças
Um dos principais fatores desta decisão, se não o maior, diz respeito à aceitabilidade da mudança. É fundamental que todos os envolvidos no processo estejam alinhados ao novo ciclo que a organização vivenciará.
Por isso, é necessário aceitar algumas implicações naturais derivadas desta ação. Além da curva de aprendizado, presumivelmente incorporada ao novo contexto, talvez, algumas adaptações sejam implementadas, realocações realizadas, reorganização de alguns processos e instituição de outros.
Além disso, é fundamental conhecer o estágio em que seu negócio se encontra e, a todo o momento, se questionar, isto é: será que este é o momento ideal para contratar um software?
Analise o pacote de serviço oferecido pelo software
Estes sistemas, desenvolvidos em plataforma web – os famosos sistemas hospedados na nuvem de internet – são eficientes, simplificados e acessíveis.
Além de não necessitarem de instalação local, estes sistemas permitem o acesso de qualquer lugar do planeta, basta ter acesso a internet, uma vez que são 100% online.
Ademais, oferecem muitos serviços em um único ambiente, as atualizações são recorrentes, o suporte é personalizado e a customização pode ser negociada.
Tudo isso por um preço acessível. Normalmente estes sistemas possuem planos e ofertas compatíveis ao pacote de benefícios/serviços.
Compare as ofertas
Talvez, dentro da jornada de compra, esta seja a etapa de maior importância. Por isso, analise as ofertas com cuidado, sem pressa e com extrema atenção.
É legal consultar (benchmarking) outras empresas que utilizam ou já utilizaram o software, buscar cases sobre os impactos da solução, os benefícios proporcionados com o uso do sistema, se as promessas feitas foram cumpridas e o nível de transformação que a plataforma possibilitou aos clientes (dos quais, talvez, você fará parte).
Ah, não se esqueça de comparar as funcionalidades de cada software, e claro, o valor das plataformas.
Por último…
Decida qual opção melhor responde suas necessidades, resolve seus gaps (gargalos) e adiciona (ainda mais) valor à oferta de seus serviços e produtos.
Tenha em mãos os dados históricos de sua operação, os comparativos entre os cenários (antes e depois da implementação do sistema) e os resultados alcançados.
Assim, além de explorar os impactos do software, essas informações poderão auxiliar outras empresas e gestores na decisão de qual sistema escolher.
Bom, esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida deixe um comentário ou envie-nos um e-mail. Ficamos por aqui. Até a próxima semana com mais conteúdo, informações e novidades aqui no blog iTransport.