Como ocorreu o desenvolvimento logístico?
Em um passado remoto, ao longo do desenvolvimento das sociedades, a vida dependia de muitos fatores. Muitas destas necessidades, comuns a todas as pessoas, eram tão fundamentais ao homem que o fez depender de inúmeras questões para conservar-se vivo.
E foi nesta época, que a logística começou a dar seus primeiros passos pelas páginas da história.
Dinâmica do movimento
Desde muito cedo, o desenvolvimento global depende da movimentação de um amplo conjunto de materiais que contribuem para o avanço social, industrial e econômico.
Alimentos, diversas matérias primas, máquinas, produtos básicos de higiene e limpeza, roupas, recursos dos mais variados e diversos outros itens incorporam muitas demandas necessárias à vida.
Mas, como será que todas estas necessidades são satisfeitas? Tudo se resume a uma palavra: movimento. A movimentação de materiais é, sem dúvida, o macro produto da logística. Do ponto em que estamos chega a ser impensável conceber a existência humana sem a lógica moderna proposta pelas atividades logísticas.
Evolução das atividades logísticas
No período entre guerras, as atividades logísticas começaram a se desenvolver. Antes do deslocamento das tropas para os campos de batalha, era essencial definir uma série de fundamentos que assegurariam, mesmo que em tese, a performance em confronto e, dessa forma, criariam vantagens àqueles que equacionassem corretamente muitos princípios importantes do cenário de guerra.
O planejamento que se conhece hoje, empregado em diversas áreas sociais, pessoais e profissionais, originou-se nesta época, em que contendas entre povos e nações eram habituais.
Naquele período de intensa rivalidade, eram necessárias programações que delineassem o processo para transportar as armas que seriam utilizadas no combate, coordenar a movimentação de diversas pessoas, o transporte de alimentos, o traslado de remédios, itens de segurança, água e diversos outros utensílios.
Um salto ao desenvolvimento
Após o término das grandes guerras, a logística foi fundamental para a reconstrução de muitos países. Neste tempo, houve um grande fomento da logística, tornando-se estratégica para países e empresas.
Pouco tempo depois, diversos países e algumas empresas perceberam quão importantes eram as atividades produzidas pela logística e, aos poucos, começaram a integrar em suas estruturas muitas destas atividades.
Atualmente, desde o simples deslocamento ao supermercado até a realização de um planejamento que trace as diversas possibilidades de uma viagem, mesmo que de forma inconsciente, são utilizados muitos dos conceitos práticos desta nobre arte que, ao passar dos anos, têm contribuído diretamente com o avanço global e, como os bons vinhos, se tornado cada vez melhor.