Frete grátis: ele realmente existe ?

Frete grátis? Já comprou algum produto somente por causa deste estímulo? Para entendermos a política do frete grátis precisamos voltar algumas páginas na história e analisar a época em que tudo começou.

História e desenvolvimento

A política do frete grátis surgiu na década de 90, no início do desenvolvimento das atividades de e-commerce nos Estados Unidos. Naquela época, a maior parte dos varejistas oferecia essa opção como estímulo à compra, uma vez que, até então, a modalidade era nova e totalmente desconhecida.

No início, a estratégia funcionou. Realmente, há de se destacar a comodidade que a gratuidade do frete trás para os clientes comprarem produtos, recebê-los em casa não arcando com os custos de entrega. Além disso, naquela época, financiar o serviço de entrega não afetava substancialmente o lucro das empresas, mas…

Chegada ao mercado brasileiro

Ao se instalar como mecanismo comercial no e-commerce brasileiro, a política do frete grátis incorporou o modelo de negócios americano, se fundamentando na experiência, ofertando aos consumidores, para tanto, a isenção no valor do frete.

Porém…

No entanto, a logística brasileira é mais limitada e, por essa razão, as despesas com transporte por aqui são maiores do que quando observadas nas terras norte americanas.

Por isso, muitas empresas do e-commerce brasileiro começaram a ter prejuízos em virtude da falta de planejamento logístico, experimentando perdas e significativos rombos financeiros.

Adaptação ao mercado brasileiro

No Brasil, a saída encontrada pelas empresas quanto à evolução deste artifício comercial, está baseada em dois pilares: prazos e preços.

Após acumularem prejuízos, as empresas domésticas, além de repassarem os custos de frete aos clientes, passaram a oferecer diversas opções de frete com preços e prazos diferentes. A demanda, em último caso, é o fator que determina a escolha destas opções.

Opções de frete

Em linhas gerais, quando existe a necessidade em receber rapidamente um produto, opta-se pelo frete mais caro, mas que normalmente oferece o nível de serviço mais ágil.

A política do frete grátis tem diminuído, mas ainda é muito comum em nosso país, pois, além de ser uma tática eficiente para atrair e fidelizar clientes, viabiliza o aumento do tíquete médio e possibilita investimentos em categorias específicas de produtos e serviços.

O frete grátis realmente existe?

Mas, afinal de contas, existe mesmo o frete totalmente grátis? Não, não existe!

Deve-se ter consciência que o serviço totalmente grátis não existe. Se ele não está sendo cobrado do cliente final, alguém, sem dúvida, está arcando com esse custo.

Conclusão

Portanto, da próxima vez que você comprar algum produto em alguma loja virtual, se o valor do frete não estiver embutido no valor total do produto (o que normalmente acontece), alguém está arcando com os custos de entrega.

O que precisa ficar claro é: não existe nenhum serviço totalmente gratuito. Boas compras!

Agora que você descobriu sobre como funciona o “frete grátis”, aprenda mais sobre os tipos de modais logísticos.

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