Fiscal de linha: qual é a sua função?
No dia a dia das organizações que utilizam o transporte fretado é importante que os gestores utilizem ferramentas que viabilizem o controle e o monitoramento da operação, bem como do comportamento dos usuários do serviço.
A tecnologia contribui diretamente para que tal acompanhamento aconteça e seja de qualidade, mas, além disso, há ainda uma alternativa complementar que contribui diretamente para o bom andamento de uma operação: o fiscal de linha.
No artigo de hoje mostraremos quem é o fiscal de linha, a sua importância para a gestão eficiente do transporte fretado e o seu papel no dia a dia de uma operação. Sendo assim, no artigo de hoje, falaremos sobre:
- Quem é o fiscal de linha?
- Qual a sua importância?
- Qual é o seu papel na operação?
Quem é o fiscal de linha?
O fiscal de linha é um usuário de transporte regular responsável por assegurar o bom andamento das rotas de ida e volta do trabalho. Ele garante que determinados parâmetros sejam cumpridos pelos usuários do serviço como, por exemplo, a sua satisfação com o serviço e a conduta a bordo.
Além disso, ele é responsável por comunicar eventuais descompassos aos gestores do transporte e fornecer as informações de campo. Em suma, o fiscal de linha é uma figura estratégica que ajuda a garantir um bom desempenho da operação.
Cumpre ressaltar que o fiscal de linha é um aspecto complementar dos mecanismos usados pelas empresas. É muito importante que as organizações utilizem ainda softwares específicos de gestão e outras ferramentas.
Qual a sua importância?
A função do fiscal de linha é garantir o bom andamento da operação e, quando necessário, promover ajustes e correções físicas (em campo), advertir usuários infratores e manter contínua comunicação com os gestores do transporte.
Em um primeiro momento, a função do fiscal pode parecer trivial, mas, muitas vezes essa figura contribui diretamente na descoberta de problemas e inconsistências, como identificando usuários irregulares (que não fazem parte de determinada linha) e pessoas não autorizadas a utilizarem o serviço de transporte da empresa.
Qual é o seu papel na operação?
Seu papel é observar as inconsistências e comunicá-las a empresa. Dependendo do grau de autonomia concedido ao fiscal de linha, no momento das ocorrências ele pode prontamente resolvê-las.
Em resumo: o fiscal é o olho da empresa na operação, seja durante a ida para o trabalho, seja no momento de retorno dos funcionários no fim do turno.
Conclusão
O fiscal de linha é uma figura importante dentro da estratégia e do gerenciamento do transporte fretado no dia a dia de uma operação. Contudo, ele é parte complementar da gestão, ou seja, antes dele é fundamental que a empresa possua outras ferramentas específicas de gestão, como um software para transporte fretado.
Agora que você aprendeu mais sobre a importância do fiscal de linha e qual é a sua função, aprenda mais sobre a importância do compliance e qual sua importância para a saúde jurídica das empresas.