2018: Quais tecnologias você deveria utilizar em sua operação de transporte?
Em todo início de ano é comum observar as inúmeras resoluções que as pessoas criam para alcançar no novo ano. Nas empresas, isso não é muito diferente. No ambiente corporativo, o início de ano inaugura a chegada de mais um ano comercial de muito trabalho, em que o planejamento é colocado em prática e diversas outras metas são definidas.
Mas, uma coisa é certa: toda empresa vislumbra que o ano realmente seja diferente, com muitas vendas, conquista de novos clientes, redução de custos operacionais, aumento do faturamento, crescimento dos lucros (sem prejuízo) e outros desejos legítimos de se almejar.
Todavia, com os custos de operação cada vez maiores e as incertezas do cenário político e econômico batendo a porta, fica a pergunta? Como alcançar tudo isso em um ano? Afinal de contas muitos dos fatores que modificam os cenários e afetam as empresas, inclusive a sua, são incontroláveis. Provavelmente, o ano findo lhe mostrou isso.
No artigo de hoje, mostraremos como a tecnologia, quando empregada corretamente, pode facilitar a conquista destes objetivos, quais são as tecnologias que você deveria adotar em sua operação de transporte em 2018 e o que esperar como consequência da implementação destas inovações.
1 – Roteirização de uma vez por todas!
Já abordamos este assunto aqui no blog algumas vezes, e em todas elas, mostramos a importância desta tecnologia para qualquer operação de transporte. Se você deseja saber de uma vez por todas o que é a roteirização e todos os seus benefícios, clique aqui! Escrevemos um guia completo sobre esta tecnologia e como ela pode te ajudar.
De uma forma simples, a roteirização é uma tecnologia capaz de mostrar, por meio da localização geográfica de pontos e logradouros, o caminho mais rápido entre diferentes localidades. Isso impacta sua operação de inúmeras formas, mas, como principais impactos temos àqueles relacionados diretamente à redução de custo, como a economia de combustível, o prolongamento da vida útil dos componentes mecânicos da frota, dentre outros.
2 – Integração de plataformas e softwares
Um investimento muito interessante a se fazer em 2018 é contratar softwares e plataformas capazes de se integrar com as tecnologias que você já utiliza em sua operação (cards de abastecimento, software de controle financeiro, dentre outros).
Tudo isso facilitará muito o seu controle, otimizará seus investimentos com gestão de escritório, tornará a administração de sua operação mais enxuta, simplificada e eficiente. Assim, o gerenciamento de sua operação se tornará mais fácil, eventuais problemas poderão ser resolvidos de forma mais rápida e a análise de resultados será mais direta.
3 – Bloqueio / Desbloqueio remoto de veículos
Infelizmente, o roubo de cargas tem crescido muito nos últimos anos em nosso país. Anestesiados por tudo isso, uma vez que já nos acostumamos com esta triste realidade, é necessário aumentar a segurança de sua frota e proteger ainda mais os motoristas.
Um dos trunfos da tecnologia é o atendimento de muitas necessidades das empresas e, em virtude disso, um investimento importantíssimo a se realizar em 2018 é a contratação de softwares e equipamentos que, além de ofertarem ferramentas de gestão, possuam mecanismo de bloqueio (e desbloqueio) remoto de veículos em caso de roubos e furtos.
Esse investimento produzirá muito benefícios para sua empresa que, novamente, apontam para seus custos. Através do bloqueio de veículos, é possível reaver o automóvel roubado, as cargas em transporte e minimizar prejuízos maiores para sua empresa e seus clientes.
4 – Comportamento dos motoristas
Monitorar o comportamento dos condutores é essencial para se conhecer o que ocorre durante a realização de suas entregas, coleta de mercadorias, transporte de pessoas ou gerenciamento e uso de frotas corporativas. Por isso, em 2018, este investimento seria de grande valia para sua operação, principalmente, para gestão direta da rotinas dos condutores.
Quando se controla o comportamento dos condutores se conhece tudo que pode estar lhe prejudicando, isto é, causando prejuízos para seu negócio. Quando se monitora o comportamento dos motoristas, sabe-se a quantidade de aceleradas bruscas dadas durante a jornada, se estão utilizando os veículos de forma não autorizada, se estão excedendo a velocidade em trechos com velocidades máximas definidas por lei e diversas outras informações.
Esperamos que seu ano seja muito produtivo, que sua empresa cresça e que você consiga atender seus clientes com muita qualidade, diferenciação e cuidado. Conte conosco para lhe ajudar a evoluir sua gestão, reduzir custo e desenvolver, ainda mais, sua empresa. Feliz 2018!