Logística reversa: tudo que você precisa saber!
Você sabe qual a importância da logística reversa? Com o aumento do consumo urbano, uma grande quantidade de resíduos é gerado e, naturalmente, precisa ser descartado. Todavia, não poucas vezes, o gerenciamento desse lixo é realizado de forma indevida.
Há grande desperdício de resíduos suscetíveis a reutilização e reciclagem, além de, lamentavelmente, ainda ser comum o descarte na natureza, o que aumenta a poluição, a proliferação de doenças e a contaminação de solos e cursos d’água.
Além disso, não é difícil nos depararmos com a queima de lixos e resíduos, o que agrava o impacto ambiental e a poluição atmosférica, para não mencionar a influência negativa exercida na saúde das pessoas, sobretudo, relacionada à piora ou ao surgimento de doenças respiratórias.
Percebendo a necessidade de desenvolver políticas públicas que contemplassem a solução desses problemas, a lei número 12.305, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que criou diretrizes relacionadas à gestão desses materiais através da promoção da logística reversa.
Diante disso, elaboramos este guia completo sobre logística reversa. Nele, você vai aprender:
- O que é logística reversa?
- Como funciona a logística reversa?
- Exemplos e objetivos da logística reversa?
- Exemplos da logística reversa
- Objetivos da logística reversa
- Benefícios da logística reversa
- Logística reversa e sustentabilidade
- Redução de custos
- Logística reversa e proteção jurídica
O QUE É LOGÍSTICA REVERSA?
De acordo com o capítulo 2, artigo 3º, parágrafo 12 da lei número 12.305, datada de 2 de Agosto de 2010, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Em outras palavras, a logística reversa é um conjunto de ações estratégicas que objetiva recolher produtos, rejeitos e outros tipos de materiais que ainda possam ser reaproveitados pelas organizações, além de promover, corretamente, o descarte daquilo que não será mais aproveitado.
A PNRS responsabiliza as empresas a promoverem um destino final adequado aos seus produtos, além de viabilizar sua coleta eventual, sobretudo, quando não são absorvidos pelos serviços públicos de limpeza.
Alguns produtos dependem de um sistema de logística reversa independente da oferta pública de limpeza, ou seja, recai sobre a organização toda a responsabilidade de recolhimento de produtos que possam apresentar riscos ao meio ambiente e a população, como:
- Pneus
- Óleo lubrificante
- Agrotóxicos
- Baterias e Pilhas
- Garrafas pet
Contudo, os consumidores também são responsáveis pela promoção adequada do descarte de produtos. Hoje em dia, é comum existirem campanhas que estimulam a devolução dos resíduos em postos específicos de coleta, normalmente determinados pelos comerciantes e distribuidores.
Posteriormente, os resíduos são encaminhados aos fabricantes ou importadores que farão o descarte adequado. Mas, como funciona a logística reversa?
COMO FUNCIONA A LOGÍSTICA REVERSA?
Para ficar claro como a logística reversa funciona na prática, mostraremos, através de um exemplo simples, um processo de logística reversa real, comumente observado em nosso cotidiano.
Vamos imaginar que uma pessoa tenha comprado um produto em algum site. Para facilitar nossa exemplificação, suponhamos que esse produto seja um tênis para ser utilizado na prática de exercícios físicos.
Após alguns dias, o comprador recebe em sua residência o novo par de tênis. Porém, ao experimentá-los, percebe que a empresa mandou a numeração errada. Sem demora, o comprador entra em contato com a organização e os informa sobre o problema.
Ao analisarem a remessa enviada, a empresa detecta que realmente enviaram a numeração errada. A partir de então, a companhia inicia o processo de logística reversa. Todos os processos, etapas e atividades feitas pela empresa para buscar o tênis na casa do comprador formam o que chamamos de logística reversa.
Agora, a movimentação entre o ponto pós-consumo (endereço do comprador) até as dependências da empresa são de total responsabilidade da organização. Em alguns casos, porém raros, é mais vantajoso para organização não buscar o produto.
Isso porque dependendo do contexto, os processos de logística reversa podem ficar muito caros e não valerem a pena sendo, portanto, descartados dentro das estratégias corporativas com foco logístico.
EXEMPLOS E OBJETIVOS DA LOGÍSTICA REVERSA
A logística reversa é uma vertente logística muito adotada pelas organizações. Por isso, mostraremos algumas empresas que atuam com logística reversa ou, como também é conhecida, logística inversa.
Em seguida, abordaremos os objetivos da logística reversa, principalmente com foco nas estratégias das empresas, que buscam reduzir custos e ganhar cada vez mais eficiência produtiva.
Exemplos de logística reversa
O recolhimento de alguns tipos de lixo reciclável, promovido pelo serviço público nacional de lixo é um exemplo de logística reversa, além disso, a devolução de documentos e correspondências aos correios é outros exemplo clássico de logística reversa.
Objetivos da logística reversa
A logística reversa objetiva reaproveitar alguns resíduos sólidos, insumos e demais materiais com potencial produtivo, diminuindo a demanda por matérias primas novas, o que auxilia as organizações a reduzirem custos de produção e operação.
Assim, por meio da logística reversa, as empresas conseguem reduzir o impacto ambiental de seus processos produtivos, o tempo de produção e, como mostramos, o custo total dos produtos produzidos.
BENEFÍCIOS DA LOGÍSTICA REVERSA
A logística reversa proporciona muitos benefícios para as empresas e para a sociedade. Muitos desses benefícios estão relacionados com o impacto ambiental promovido pelos resíduos, a redução dos custos empresariais, a proteção jurídica do negócio e o posicionamento de mercado das organizações.
Além do mais, estratégias de logística reversa podem resultar em ganhos de mercado por parte de uma organização, estabelecendo aspectos competitivos favoráveis à empresa e sólidas bases quanto à instituição de barreiras de mercado, tanto de entrada como de competição.
Logística reversa e sustentabilidade
A preservação do meio ambiente é um dos grandes impactos proporcionados pela logística reversa, que consegue mapear e estabelecer estratégias que viabilizam o descarte correto de resíduos.
Além disso, a logística reversa promove a redução da poluição, diminuindo os desperdícios através da reciclagem, propõem a reutilização de materiais e sua recuperação e ajuda a desenvolver tecnologias alinhadas às demandas ambientais.
Redução de custos
Por meio de práticas de logística reversa, as organizações conseguem alcançar grande economia (redução de custos), obter vantagens competitivas, além de aumentar a participação de mercado.
Através dessa área logística, é possível reutilizar materiais no processo produtivo, comercializar resíduos em mercados alternativos, adquirir insumos reciclados e otimizar a estrutura de custos corporativa.
Logística reversa e proteção jurídica
Cada vez mais, as discussões e legislações relacionadas ao meio ambiente têm se desenvolvido. Muitas empresas, desatentas com essas práticas, têm sofrido fiscalizações, suportando sanções que forçosamente as fazem promover adequações nas estruturas normativas.
Os recursos investidos nesta área, além de proteger as organizações quanto à cumulação de penalizações e ações corretivas, oferta às empresas a oportunidade de mapear eventuais problemas e riscos ao negócio.
Assim, à medida que as adequações são executadas, as organizações ganham valor legal, fortalecendo o viés social e a promoção dos dispositivos de controle mercadológicos.
CONCLUSÃO
A logística reversa é um grande trunfo da logística moderna. Como vimos, por meio dela é possível reduzir custo com processos produtivos e aquisição de matérias primas, além de gerar benefícios de marca, jurídicos e sociais para as empresas.
Para os clientes, a logística reversa representa uma forma adequada de descarte de produtos e restos de materiais que não serão mais utilizados, além de, em alguns casos, servir de desconto em produtos e serviços de algumas empresas, como no caso de algumas marcas de refrigerante, por exemplo.
Agora que você aprendeu tudo sobre logística reversa e quais são seus benefícios, amplie seus conhecimentos logísticos e entenda como a logística se desenvolveu, tornando-se fundamental nos dias de hoje.