Resultados em operações de frota: como alcançá-los ?
Já imaginou gerenciar sua frota de forma eficiente sem gastar uma grande quantidade de dinheiro? Sim, você não leu errado. É possível gerir uma frota de forma eficiente sem negligenciar sua estrutura de custos.
Ainda que sua empresa seja pequena, média ou grande, o que transformará sua realidade e, no final do mês, fará a diferença, é a adoção de condutas sustentáveis adequadas às suas demandas ou, como preferir, práticas.
Logística de custo
Há algum tempo, sobretudo diante das atuais condições econômicas, o mercado de gestão de frota está globalmente orientado para logística de custo.
As empresas sempre estão em busca de soluções que potencializem suas operações, fazendo-as entregar soluções mais completas ao mercado, alinhadas às demandas de consumo e à realidade produtiva.
Serviços de mobilidade
Viabilizando o atendimento destas demandas estão às organizações que desenvolvem soluções para gestão de transporte. Preocupam-se em desenvolver soluções e serviços que respondam às necessidades das empresas.
Ao efetivar boas práticas de gestão, é possível reduzir os custos relativos à operação de transporte e não se esquecer do cliente, considerando a satisfação dos usuários e a produtividade.
Na maioria das vezes o problema é o desconhecimento do que existe no mercado, associado à falta de tempo na estruturação de uma análise que defina e especifique prioridades, destaque potenciais melhorias e, sobretudo, particularize o que deve ser transformado de modo a obter eficiência financeira e operacional.
Importantes aspectos
Por isso, considere alguns aspectos:
- Estimular a adesão de um modelo de condução moderado com foco na economia em escala;
- Oferecer veículos da companhia somente aos funcionários que precisam utilizá-los;
- Realizar manutenções periódicas;
- Ratear os custos relativos à operação observando o aumento ou a estabilização da curva sob os parâmetros definidos;
- Roteirizar as rotas de transporte em uso, programadas ou não;
- Optar por veículos mais eficientes, atentando-se para elementos como emissão de poluentes, consumo de combustível e recorrência de despesas;
- Escolher softwares de gestão adequados à sua realidade. Utilize a tecnologia para obter a maior quantidade de dados, aplicando essas informações na gestão e na evolução de seu planejamento. Nesta decisão, leve em conta a análise realizada pelo sistema, a disrupção com o modelo de gestão e a análise de informações;
- Atente-se a oferta de carros se, de fato, estão alinhados à sua necessidade. São mais carros? Menos? Ou estão de acordo com sua operação, sua estrutura e sua demanda?
Melhoria garantida
O foco é, em todo tempo, otimizar sua operação. Todavia, entregando aos clientes e colaboradores melhores níveis de serviço, suporte e atendimento.
Assim, sem dúvidas, a oferta de seus serviços se tornará mais completa, singular e funcional. O equacionamento de todas essas ações significará maior competitividade, controle processual e otimização da sua estrutura de custos.
Tendo o entendimento dos princípios antes mencionados certamente você conseguirá controlar melhor sua frota, aumentar seus rendimentos, sua produtividade, o controle sobre o processo e reduzir seus custos.
Tenha uma excelente gestão de frotas!