Bloqueadores veiculares: o que são, como funcionam e importância

Já ouviu falar sobre o bloqueador veicular? Infelizmente, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), somente em 2021 foram registradas 764 ocorrências de roubos nas estradas do país, principalmente na região Sudeste (majoritariamente em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro).

Uma das melhores e mais eficazes alternativas é investir em mecanismos de prevenção. Por isso, no artigo de hoje falaremos sobre uma interessante alternativa na prevenção do roubo de cargas: o bloqueador veicular. 

No artigo de hoje, mostraremos:

  • O que é bloqueador veicular?
  • Quais as vantagens do bloqueador veicular?

O que é bloqueador veicular?

O bloqueador veicular é um aparelho criado para interromper o funcionamento de um veículo de maneira remota. Essa tecnologia permite que as operações de transporte desfrutem de maior segurança, principalmente, nas situações de furto. Essa solução pode ser combinada com o uso de rastreadores

Os bloqueadores funcionam por meio de radiofrequência, de maneira simples. Todavia, a instalação demanda qualificação, já que o aparelho é instalado estrategicamente no veículo, ficando normalmente entre a ignição e o tanque de combustível.

Quando acionado, por meio dos sinais de radiofrequência, o bloqueador interrompe a comunicação entre motor e ignição ou tanque de combustível. Além disso, para evitar acidentes, ao receber o comando, o bloqueador faz o veículo parar gradativamente.

Quais são as vantagens dos bloqueadores?

Quais as vantagens do bloqueador veicular?

A principal vantagem do bloqueador veicular é a segurança proporcionada por esta tecnologia, afinal, em casos de roubo ou furto, o gestor de frota pode acioná-lo remotamente, interrompendo o funcionamento do veículo.

Além disso, o bloqueador contribui com o controle de movimentação dos veículos. Ao chegarem à garagem, ou durante os intervalos de uso, por exemplo, os veículos podem ser bloqueados, evitando assim seu uso indevido. 

Ademais, quando os veículos circulassem por rotas não programadas pela roteirização, o gestor poderia emitir uma notificação de bloqueio para o motorista, alertando-o sobre a conduta inadequada. 

Por fim, cumpre destacar que o bloqueador pode ser usado ainda para administrar melhorar as horas extras dos condutores, contribuindo, desta forma, com a gestão diária das operações de transporte.

Conclusão

Quem trabalha e lida com gestão de transporte sabe que, infelizmente, eventos de roubo e furto podem acontecer. Por isso, é muito importante utilizar mecanismos que aumentem a segurança e previnam esse tipo de incidente, como os bloqueadores.

Agora que você aprendeu mais sobre a importância dos bloqueadores para gestão de frota, descubra tudo sobre o que é CRV-e, sua importância, função jurídica e como obter este importante documento de um veículo.

Postagens Recentes