Como aumentar as vendas de uma transportadora?
Fazer as vendas de uma empresa crescer é sempre um desafio. Em qualquer organização, as vendas são o processo mais importante, o motivo é óbvio. As vendas são responsáveis por trazer dinheiro para o negócio, gerar caixa, honrar compromissos, recolher tributos e impostos e, ainda, gerar lucro.
Mas, o que deve ser feito quando as vendas paralisam? O que pode ser feito para reverter esta situação e aumentar as vendas?
Hoje, listaremos algumas dicas que poderão ajudar você a aumentar as vendas da sua transportadora.
Comece olhando para dentro
Quando as vendas estagnam (ou diminuem), seus custos de operação não acompanham esta lógica. Por isso, a primeira dica diz respeito à redução de custo.
O que pode ser feito em sua transportadora para enxugar sua operação? Será que seus departamentos têm gastado mais do que o necessário? Talvez uma mudança de sede ajude a reduzir seus custos de locação, o que apresentará economia e, consequentemente, níveis de caixa menos preocupantes.
Portanto, comece olhando pra dentro de sua operação, isso pode estar afetando seus custos e, por conseqüência, seu potencial de lucratividade.
Invista em marketing digital
O consumidor se modernizou, ficou mais exigente e mais informado. Por isso, estar visível no momento da necessidade deste consumidor é fundamental.
Investir em marketing digital é uma excelente forma de gerar mais leads – potencial consumidor que demonstrou interesse em consumir seu produto ou serviço –, aumentar as oportunidades de venda, educar o mercado e gerar mais lucro.
SEO com foco no aumento de tráfego
A otimização para motores busca (SEO – Search Engine Optimization) é uma maneira de atingir este objetivo. Na jornada de compra, independentemente do foco comercial do seu negócio, isto é, B2B ou B2C, os potenciais consumidores buscam informações sobre os produtos e serviços que desejam consumir, e, quase sempre, a origem desta pesquisa é um dos mais famosos sites do mundo, o Google.
Estar visível no momento desta pesquisa é uma grande oportunidade para o seu negócio, por isso, investir em SEO é uma excelente forma de aumentar suas vendas. Ainda, vale destacar que para aparecer nos resultados orgânicos (não pagos) da pesquisa do Google, sua empresa não terá nenhum custo.
Crie um blog
Além de gerar aprendizado (educação de mercado), um blog ajuda a trabalhar um cliente que não está no momento ideal de compra. Dessa forma, ao atraí-lo para o seu site, o blog será uma ferramenta de contato com este potencial cliente, mesmo que ainda ele não tenha consumido seu produto ou serviço.
Outro ponto positivo são os resultados. Diferentemente de anúncios pagos, em TV’s, jornais, revistas ou até mesmo na internet, que possuem prazo de validade e investimentos maiores, um blog sempre trará visitantes ao seu site, e o melhor, de graça.
Assim, ao educar o mercado, os clientes terão sua marca fixada na mente, e quando decidirem consumir, sua marca será prontamente lembrada.
Conheça seu cliente
Algumas vezes, o motivo pela estagnação ou queda das vendas, é o desconhecimento de seu cliente. Por isso, antes de querer promover mudança atrás de mudança, analise se o perfil mapeado (persona) pelo seu departamento comercial, realmente, é o perfil dos consumidores do seu negócio.
Invista em tecnologia
Para uma transportadora, o nível de serviço prestado ao cliente é fundamental para a percepção de qualidade, satisfação, recompra e recomendação a outros consumidores.
Por isso, sua transportadora poderia utilizar um software para gestão de transporte que cumpra este objetivo. Além de reduzir custo, alguns softwares aumentam (e muito) a satisfação de seus clientes, reduzem seus custos de operação e otimizam seu nível de serviço.
Assim sendo, apostar em um software de gestão de transporte é uma alternativa muito interessante para sua transportadora, pois, além de aumentar seus níveis de caixa, mediante redução de custo, contribuirão diretamente na satisfação de seus clientes.