Transportadoras: fatores para o sucesso de uma operação
Qualquer empresa que queira se manter competitiva necessita de bons profissionais, de uma estrutura apropriada, de processos estruturados, bons produtos e serviços, um bom nível de atendimento, além de preços competitivos.
Todavia, para que uma organização tenha condições de responder ao mercado, antes, é necessário que haja uma boa gestão e mecanismos que suportem a atuação da companhia.
Por isso, no artigo de hoje mostraremos 4 aspectos importantes que uma transportadora deve possuir para se manter competitiva, atender o mercado com qualidade, além de oferecer serviços alinhados à demanda dos clientes e proteger seu negócio.
No artigo de hoje, você aprenderá sobre:
- Planejamento e otimização de rotas
- Telemetria veicular
- Bloqueio remoto de veículos
- Comportamento do motorista
Planejamento e otimização de rotas
O planejamento de rotas permite que os veículos de uma transportadora sempre se desloquem até seus destinos, normalmente múltiplos, pela menor distância possível. Todavia, isso só é viável se a criação de rotas for realizada com o auxílio da roteirização.
A roteirização é uma tecnologia de otimização que cria as rotas mais curtas possíveis entre os pontos de circulação, destinos de entrega e coleta. Escrevemos um artigo completo sobre o assunto. Para aprender mais sobre roteirização, é só clicar aqui!
Além de poder atender os clientes com maior rapidez, como os veículos circularão menos, a roteirização ajuda as empresas a reduzirem custo, principalmente com combustível e manutenção veicular.
Além do mais, os impactos ambientais serão menores, dado que a emissão de poluentes será limitada pela otimização das rotas, principalmente, Co² e particulados, responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.
Telemetria veicular
A telemetria é uma tecnologia que, por meio de sensores instalados nos veículos, fornece dados relevantes sobre o funcionamento de um automóvel (quantidade de aceleradas, frenagens bruscas, dentre outros), informações sobre o comportamento do condutor e controles relacionados ao funcionamento veicular.
Por meio da telemetria, uma transportadora consegue gerenciar a frota de forma mais completa, inclusive, remotamente, além de aumentar a segurança dos condutores e das cargas em transporte.
Bloqueio remoto de veículos
No Brasil, o roubo de cargas é uma realidade crescente, infelizmente. Por isso, é necessário que sua transportadora utilize tecnologias que protejam seu negócio, os motoristas em operação, as cargas dos clientes e os veículos da frota.
O bloqueio remoto de veículos é uma excelente opção de segurança, pois, através dele é possível bloquear remotamente um veículo em caso de roubo ou furto, além de verificar sua exata localização.
A plataforma para gestão do transporte de cargas, iTransport, conta com essa e várias outras tecnologias importantes para gestão do transporte de cargas. Para conhecê-la, é só clicar aqui!
Comportamento do motorista
Outro fator importante que influenciará diretamente a performance de sua frota e seu nível de serviço, é o comportamento do motorista. Todas as decisões tomadas a bordo pelo motorista têm impacto direto nos custos de operação, na qualidade de seus serviços e no impacto ambiental causado pelos veículos da frota.
Esse monitoramento é feito pela telemetria, tecnologia que abordamos há pouco. Escrevemos um artigo completo sobre os motivos que devem fazê -lo (a) monitorar o comportamento dos motoristas de sua frota. Para acessar este conteúdo e aprender mais sobre este importante assunto, é só clicar aqui!
Conclusão
Como vimos, para que uma transportadora possa evoluir seus negócios é necessário olhar para dentro da organização e tomar medidas que aprimorem a gestão, os serviços e a performance de atendimento.
Agora que você aprendeu mais sobre isso, descubra tudo sobre as quatro dificuldades logísticas comuns em qualquer empresa que utilize logística no dia a dia de sua operação.