O que é dropshipping?

Já ouviu falar sobre dropshipping? No Brasil esse modelo tem crescido consideravelmente. Por isso, no artigo de hoje mostraremos o que é dropshipping, porque esse modelo tem se popularizado e quais são suas vantagens e desvantagens.

Hoje, falaremos sobre:

  • O que é dropshipping?
  • Vantagens do dropshipping
  • Desvantagens do dropshipping

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo comercial em que o vendedor não trabalha com estoque. Nesse modelo, a empresa que realiza a venda é uma intermediária entre o comprador e o fornecedor.

Esse é um modelo totalmente digital. Basicamente, o vendedor cria uma vitrine online de acordo com o catálogo de produtos de um fornecedor, nacional ou internacional. Cumpre destacar que a logística e os custos dos itens ficam a cargo do fornecedor.

O dropshipping funciona da seguinte forma: um cliente faz um pedido em uma determinada loja virtual. Ao receber o pedido, o vendedor tira sua comissão e comunica o fornecedor sobre o novo pedido. O fornecedor ao receber o pedido, separa o produto e o envia ao comprador.

Neste modelo a venda é realizada sob demanda, o que justifica a ausência de estoque por parte do vendedor. Assim, não existem riscos de manter diversos produtos encalhados no estoque.

Vantagens do dropshipping

Talvez, a maior vantagem do dropshipping seja a acessibilidade. Isso porque, com baixos investimentos iniciais é possível começar um negócio próprio. Além disso, não é necessário ter um vasto conhecimento para começar no dropshipping, pois as vendas podem ser realizadas por meio das redes sociais, sites ou aplicativos.

Além do observado, qualquer problema na entrega dos produtos é de responsabilidade do fornecedor. Dessa forma, trocas e devoluções não recaem sobre o vendedor, muito menos o gerenciamento de estoque.

Por fim, vale ressaltar que para começar no dropshipping não é necessário ter uma estrutura complexa. De forma prática, não é necessário ter uma equipe, como mostramos, basta saber o básico das redes sociais e do marketing digital.

Desvantagens do dropshipping

No dropshipping a rentabilidade é muito baixa. Isso acontece porque existe uma grande concorrência. Simultaneamente, vários vendedores e lojas estão anunciando os mesmos produtos. Assim, a margem de lucro por unidade vendida é muito baixa.

Além disso, não se tem uma boa rastreabilidade das mercadorias, afinal, como mostramos, o envio fica por conta dos fornecedores. Dessa forma, se uma entrega não for realizada a culpa pode recair sobre a sua marca.

Outra desvantagem do modelo, dado o alto volume de vendas, é a escassez de estoques. Por isso, como o giro das mercadorias tende a ser alto, é muito importante estar atento aos níveis de estoque do seu fornecedor.

Conclusão

Como mostramos, o dropshipping é um modelo muito interessante. Contudo, é importante tomar alguns cuidados, estudá-lo adequadamente e entender quais são as melhores formas de se posicionar neste mercado, já que a concorrência é extremamente alta.

Agora que você aprendeu mais sobre o dropshipping, descubra tudo sobre manutenção preventiva, o que é, qual a importância de realizá-la e porque gestores de frota deveriam se atentar a esta importante temática.

Postagens Recentes