Logística verde: conceito, como funciona e importância
O avanço das tecnologias e estratégias voltadas para gestão de transporte, cada vez mais, buscam minimizar os impactos negativos que a atividade causa ao meio ambiente como, por exemplo, a produção descontrolada de resíduos e o agravamento do efeito estufa.
Contudo, ações esporádicas não são suficientes para reduzir, ou mesmo eliminar, as consequências causadas ao meio ambiente. Justamente por isso, muitas empresas têm apostado na logística verde como processo para redução de danos.
Diante disso, no artigo de hoje falaremos sobre a logística verde, mostraremos seu conceito, sua importância e como as empresas podem aplicá-la no dia a dia de suas operações.
Sendo assim, abordaremos:
- O que é logística verde?
- Qual a importância da logística verde?
- Como empregar a logística verde?
O que é logística verde?
Logística verde é um termo que tem origem no inglês que, em tradução para o português, significa eco logística. De forma direta, a logística verde ou a eco logística é um conjunto de ações e medidas sustentáveis a serem adotadas nos processos logísticos das empresas.
O principal foco da logística verde é reduzir os impactos negativos causados pelas organizações no meio ambiente, mediante o ajuste de processos e, principalmente, da mentalidade organizacional.
E qual seria a importância da logística verde?
Qual a importância da logística verde?
Existem muitas pessoas que acham que a logística verde é um trunfo de muitas empresas. Mas, a verdade é que as coisas não são bem assim. Hoje em dia a logística verde não é mais um diferencial, mas, uma obrigação legal.
Leis como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) e a Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/10), por exemplo, mostram como a temática da sustentabilidade ganhou um espaço definitivo na forma como as empresas desenvolvem suas atividades.
Essas e outras regulamentações existem para auxiliar as empresas na diminuição dos danos causados ao meio ambiente, estabelecendo normas sólidas que devem ser seguidas, respeitadas e promovidas, visando a manutenção da vida no planeta.
Diante disso, como as empresas podem empregar a logística verde em suas atividades?
Como empregar a logística verde?
Independentemente do porte ou do segmento das empresas, a logística verde pode ser aplicada. Como mostramos, as principais mudanças objetivam reduzir o dano ambiental causado pelas organizações.
Além de estarem em sintonia com as legislações vigentes, as empresas podem propor mudanças em seus processos para tornar a operação mais sustentável, como:
- Reduzir a emissão de poluentes da frota;
- Descartar corretamente seus resíduos;
- Utilizar a roteirização para melhorar a eficiência das rotas e reduzir o tempo de transporte;
- Reutilizar e reciclar materiais que assim o permitam;
- Adotar embalagens ecologicamente corretas.
Esses exemplos são realidades que podem ser alcançadas pelas empresas e que irão contribuir grandemente com o meio ambiente.
Conclusão
Como mostramos, é muito importante que as empresas estejam antenadas com sua relação com o meio ambiente, afinal, além das exigências legais, as organizações também são responsáveis pela manutenção saudável da vida em nosso planeta.
Agora que você aprendeu mais sobre a importância da logística verde para as empresas, descubra tudo sobre como as organizações podem reduzir custos com o transporte de seus funcionários e, ao mesmo tempo, melhorar o nível deste serviço.