O que é software as a service (SaaS) ?
No mercado de tecnologia existem muitos termos, normalmente em inglês (americano), que descrevem as especificidades e características de muitas ferramentas, componentes de sistemas, linguagens de programação, tecnologias especiais e terminologias próprias utilizadas pelos profissionais, empresas e terceiros deste mercado.
Hoje em dia, um dos termos mais falados neste mercado, ou quando se fala a respeito de tecnologia é o acrônimo SaaS. Mas, você sabe o significado dessa terminologia? Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos a respeito dos softwares comercializados como serviço. Neste artigo, você irá aprender sobre:
- O que é computação em nuvem ou cloud computing?
- O que é SaaS?
- Quais os benefícios dos SaaS?
Ao entender o que é cloud computing (computação em nuvem) e como essa tecnologia funciona, será mais fácil aplicar esse entendimento ao conceito de software as a service, ou, como popularmente se referem a esses sistemas, softwares SaaS.
O que é computação em nuvem?
Do inglês cloud computing, a computação em nuvem é um tipo de prestação de serviço totalmente diferente, pois, ao invés de ocorrer fisicamente, acontece através da internet.
De forma bem simplificada, a computação em nuvem refere-se ao fornecimento de serviços de infraestrutura, armazenamento de banco de dados, capacidade computacional e outras aplicações de tecnologia da informação em escala mundial através da internet para pessoas, empresas e instituições.
Para tornar ainda mais claro o conceito e as aplicações de computação em nuvem, exemplificaremos como toda essa lógica ocorre na prática, sob a perspectiva do usuário e da própria tecnologia.
Exemplos de computação em nuvem
A nuvem oferece aos usuários uma série de benefícios e facilidades que a tornam uma excelente ferramenta. Na perspectiva do usuário, basta ter acesso a internet para utilizar essas plataformas, de qualquer lugar do planeta em qualquer horário.
Muitos sistemas de armazenamento de arquivos online são bons exemplos de computação em nuvem. Além do baixo custo, essas plataformas oferecem flexibilidade, velocidade, facilidade em acesso, segurança informacional e uma série de outras vantagens.
Por meio destes serviços é possível armazenar documentos, vídeos, fotos, arquivos diversos e qualquer outro tipo de material que se compatibilize com a tecnologia em nuvem.
O que é SaaS?
SaaS é um acrônimo em inglês, isto é, uma palavra que se forma pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras, que significa software as a service.
Em tradução literal para o português, o termo significa software como um serviço. Os softwares como serviço são aplicativos de internet, armazenados em nuvem, que fornecem uma série de serviços sob demanda com potencial de escala global.
Na prática, isso quer dizer que ao contratar estes serviços não há necessidade de realizar nenhuma instalação local, uma vez que o software é utilizado como um serviço. Basta acessar a internet e utilizar as ferramentas que a solução oferece.
Como funciona um SaaS?
Na modalidade SaaS, ao contratar um sistema de gestão para transportes por exemplo, o cliente não pagará uma concessão (licença) para utilizar o software de forma fechada.
Neste tipo de prestação de serviço paga-se um valor mensal, a título de assinatura, para acessar os dispositivos oferecidos pelo sistema. A quantidade de funcionalidades está diretamente ligada aos planos e preços destas plataformas.
Característica dos SaaS
No modelo SaaS, o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema, quer dizer, aos servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação, manutenção, equipes de TI e suporte e o cliente utiliza o software via internet.
Na prática, isso quer dizer que ao contratar sistemas desenvolvidos em nuvem e comercializados como um serviço, os clientes não precisarão se preocupar com a instalação de servidores locais, com a segurança das informações ou a constituição de equipes.
Neste caso, a única exigência é que se tenha acesso à internet, uma vez que, todo o restante, fica por conta do fornecedor do sistema.
Principais benéficos dos SaaS
Todas essas facilidades tornam os softwares como serviço excelentes opções de ferramentas para empresas de diversos tamanhos, pois, como dissemos, além de pagar uma assinatura para utilizar o sistema, suas funcionalidades são escaláveis e adaptáveis ao porte e necessidade de qualquer empresa.
Benefícios ao nível de sistema
- Updates Automáticos – Acesso imediato às inovações
- Atualizações funcionais recorrentes, alinhadas às demandas de mercado, tendências de consumo e demandas operacionais
- Customização total conforme necessidades
- Integração pontual com outros sistemas utilizados pela organização
Benefícios ao usuário
- Poder e flexibilidade de acesso (acessibilidade remota em qualquer lugar do globo, basta ter acesso a internet)
- Convergência às tendências de tecnologia mundiais
- Acesso dinâmico e formalizado à informação
Benefícios de gestão
- Maior competitividade (otimização de processos e reengenharias estruturais)
- Simplificação gerencial (desburocratização)
- Suporte às decisões empresariais (tomada de decisão)
- Processo de controle e gestão totalmente integrado
Benefícios financeiros
- Redução global de custo (curva descendente)
- Modelo de assinatura pontual
- Adaptação do sistema (sob medidas às necessidades)
Conclusão
Os SaaS, softwares como serviço, são excelente opções em tempos em que gestão, otimização, facilidade e economia são fatores de grande importância para as empresas de qualquer lugar do mundo.
Através deles é possível gerenciar diversas necessidades de uma empresa, desde a gestão de transporte às atividades de outros departamentos, como marketing, financeiro, jurídico, recursos humanos e tantos outros.
Por isso, quando alinhados às necessidades empresariais, esses sistemas são capazes de resolver diversos problemas das organizações, facilitando a gestão, viabilizando redução de custos e tornando as rotinas e atividades das empresas mais simples e diretas.