Planejamento de transporte para 2021: como fazer?
A época de final de ano é um período muito importante para as empresas, justamente, porque é nesse período que as organizações realizam o seu planejamento para o ano seguinte.
Nesse ano, especificamente em virtude da pandemia da Covid 19, o processo que já era muito importante tornou-se mais complexo, principalmente, devido à instabilidade que o Brasil e todo o mundo têm experimentado.
A gestão de transporte das empresas é uma das áreas de grande importância estratégica, especialmente no que diz respeito à gestão de custos. Por isso, no artigo de hoje, mostramos alguns aspectos importantíssimos que sua empresa deve levar em consideração ao planejar as atividades de transporte para 2021.
No artigo de hoje, falaremos sobre:
- Avaliação do ano anterior (série histórica)
- Análise de cenários
- Definição de metas e objetivos
- Aquisição de ferramentas e tecnologias de trabalho
Avaliação do ano anterior (série histórica)
Uma das primeiras atividades necessárias ao desenvolvimento de um bom planejamento é avaliar a performance do ano que está terminando, além de comparar com os resultados de anos anteriores criando séries históricas robustas.
Isso é importante para entender o que deu certo, alocar investimentos de forma sábia e pontual, entender os motivos de fracassos, escalar o que deu certo, além de planejar o ano seguinte com base em dados e informações concretas.
É fundamental olhar para o passado para entender o presente, principalmente no que tange ao conhecimento que os anos anteriores fornecem às organizações no presente para projetar o futuro.
Análise de cenários
Outra ação fundamental, passa pelo monitoramento constante dos acontecimentos externos à organização e que, normalmente, não podem ser controlados.
O cenário externo, quando não compreendido da maneira correta pode resultar em muitos prejuízos e colocar em sérios riscos uma empresa. Por isso, é extremamente importante calcular os riscos que poderão afetar a organização nos anos seguintes.
Um estudo minucioso do cenário político, econômico, mercadológico, além do acompanhamento regular dessas realidades é fundamental para as organizações, tanto ao desenvolver o planejamento como ao longo do ano para se antecipar a possíveis situações adversas, criando alternativas de contorno quando possível.
Definição de metas e objetivos
Como uma empresa sabe que está tendo um ano bom? Definindo e acompanhando suas metas e objetivos. As metas e objetivos mostram a uma empresa se, de fato, ela está cumprindo com o planejamento, além de revelar como anda o desempenho organizacional.
Por isso é imprescindível que as metas da área de transporte sejam realistas, mensuráveis e, de fato, indiquem realidades concretas, do contrário, a organização estará correndo atrás do vento.
Além disso, por meio das metas, as organizações podem criar séries comparativas históricas e, desse modo, avaliar concretamente a saúde do negócio, de forma sólida, segura e baseada em informações verdadeiras.
Aquisição de ferramentas e tecnologias de trabalho
Por fim, uma grande necessidade das empresas passa pela utilização de tecnologias e ferramentas digitais que simplifiquem, além de auxiliarem muito, a rotina das organizações.
No caso da área de transporte, o emprego de softwares de gestão contribui muito para facilitar a rotina das empresas, além de reduzir custos, principalmente, com a otimização das rotas de transporte.
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Conclusão
Como mostramos o planejamento anual é muito importante para a “saúde” das organizações, principalmente, quando falamos de custos e desempenho.
Agora que você aprendeu mais sobre aspectos importantes do planejamento de transporte das empresas, aprenda mais sobre geolocalização e descubra sua importância e relevância para a vida das pessoas.