(Foto: Randon implementos rodoviários)

Plataforma tecnológica iTransport reduz custos com mobilidade e transporte de funcionários em empresas de grande porte

Desenvolvida pela mineira HTP Solution, solução se destaca por reunir serviços oferecidos isoladamente no mercado  

Belo Horizonte, abril de 2015 – Estabelecer o gerenciamento assertivo para mobilidade de seus funcionários e reduzir custos com este deslocamento são obstáculos enfrentados por muitas empresas, inclusive por aquelas que possuem um grande contingente de mão de obra e/ou unidades operacionais afastadas dos centros urbanos. Esse era o caso de seis unidades, localizadas na região de Caxias do Sul (RS), da Randon S.A. Implementos e Participações – conglomerado que atua nos segmentos de veículos para transporte de carga, ferroviário e fora de estrada, além de sistemas automotivos, autopeças e serviços. Em um passado próximo, a companhia gastava uma média de 14,6 milhões de reais por ano somente com o gerenciamento do transporte dos seus funcionários viabilizado por ônibus fretado. Entretanto, esse panorama teve uma redução média de 28% (correspondente a R$2,5 milhões por ano) com a implantação do iTransport – plataforma especializada no gerenciamento dos processos de transporte e de veículos empresariais.

A ferramenta, que é utilizada principalmente por companhias com mais de mil funcionários, se destaca no mercado por reunir funcionalidades e serviços diversificados e que, até então, eram oferecidos isoladamente por outras empresas de tecnologia:

1) roteirização para transporte empresarial fretado;

2) gerenciamento de fluxo de passageiros e controle de acesso ao embarque no veículo;

3) rastreamento e navegação de veículos.

“Como gerenciamos o transporte de mais de quatro mil funcionários, precisamos de um modelo de gestão eficiente e que atenda um complexo industrial que funciona 24h. O software nos propiciou relatórios analíticos e com informações mais seguras, o que contribui, inclusive, para o dimensionamento dos ônibus que atendem os expedientes de hora extra. O sistema nos possibilita definir a quantidade de ônibus a serem escalados, 80% mais rápido que anteriormente. Além disso, permite realizarmos a roteirização dos funcionários e determinarmos para o prestador de serviço quantos ônibus serão necessários para atender determinada demanda”, explica o gerente executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Randon, Carlos Roberto Arins do Nascimento.

Projetada em plataforma Web, a plataforma é adaptável à rotina e ao porte de seus clientes. Sua metodologia de trabalho aumenta a eficiência de veículos e rotas, viabilizando conforto para os passageiros e economia para as companhias por meio da redução de custos com transporte e, consequentemente, minimiza a emissão de CO² na atmosfera. “Com o iTransport, temos maior controle nas linhas e nos roteiros de ônibus, bem como nos tornarmos mais assertivos no acompanhamento do fluxo de usuários do transporte. Antes do iTransport trabalhávamos com 176 rotas, hoje atuamos com 144. O gerenciamento do volume de passageiros, itinerários e ônibus era manual ou através de informações geradas pelos próprios motoristas. Esse controle funcionava através de planilhas em Excel. Não tínhamos registro e precisão quanto às informações sobre volume de passageiros ou média de ocupação nos veículos. Agora é possível  monitorarmos os veículos de forma online controlando se os roteiros estão sendo cumpridos e os horários mantidos, bem como o controle de usuários pagantes e não pagantes”, destaca.

Para isso, a solução concentra as suas funcionalidades em três requisitos fundamentais ao gerenciamento da mobilidade e do transporte empresarial:

– Geolocalização e roteirização – identifica os passageiros em uma determinada região e elabora rotas conforme a proximidade destes indivíduos levando em consideração um maior número de pessoas por localidade.

– Gerenciamento de fluxo de passageiros e controle de acesso ao embarque no veículo  – por meio do software, a área de Transportes identifica quantos e quais são os passageiros que estão dentro do veículo, a data e o horário em que os funcionários utilizaram o ônibus, se eles realmente estão autorizados a percorrer o trajeto, dentre outros serviços.

– Rastreamento e navegação dos veículos – identifica, em tempo real, onde está o ônibus, se ele está em locomoção ou parado, registra o horário e trecho por onde o veículo passou, e avalia as condições do trânsito de um determinado trajeto.

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