Como medir a satisfação dos usuários do transporte fretado?
Você sabe como anda a satisfação dos passageiros do seu serviço de transporte fretado? Muitas empresas utilizam o fretamento para realizar o transporte de seus funcionários, mas, será que as organizações conhecem realmente a qualidade do serviço prestado?
Pensando nisso, no artigo desta semana, mostraremos como as empresas podem medir a satisfação dos usuários deste serviço e porque essa informação é importante e estratégica para as empresas.
Hoje, falaremos sobre:
- Por que medir a satisfação dos usuários de fretamento?
- Como conduzir uma pesquisa assertiva?
- O que fazer com os resultados?
Por que medir a satisfação dos usuários de fretamento?
Além de proporcionar um ambiente de trabalho agradável, a satisfação dos usuários do serviço de fretamento poderá afetar a produtividade da sua empresa. Isso porque se um profissional se sente confortável durante os deslocamentos e consegue realizar atividades de sua preferência, como descansar ou realizar leituras, por exemplo, a tendência é que ele chegue ao trabalho descansado e preparado para lidar com os desafios do dia.
Em contrapartida, se o serviço de fretamento corporativo é desorganizado e não oferece um ambiente tranquilo, a tendência é que a insatisfação seja alta e o desempenho do seu time seja prejudicado.
Por isso, medir a satisfação dos usuários do seu serviço de fretamento é muito importante, principalmente, para adequar o serviço às expectativas do seu time, promover melhorias constantes e, até mesmo, reduzir custos.
Como conduzir uma pesquisa assertiva?
Existem diversas maneiras de conduzir uma pesquisa de satisfação. Contudo, a maneira mais rápida, com menor custo e altamente eficiente é por meio das pesquisas de satisfação, através da aplicação de formulários eletrônicos.
Essas pesquisas podem ser criadas através de um provedor de formulários e disparadas para sua base de usuários. Além disso, é interessante conduzir o desenvolvimento da pesquisa em parceira com o departamento de recursos humanos da sua organização, que também poderá aproveitar seus resultados e promover outras melhorias gerenciais.
Uma dica importante é permitir que o preenchimento da pesquisa se dê anonimamente. Assim, você deixará os usuários mais à vontade para responderem as questões, além de simplificar o processo de compilação de resultados.
Por fim, vale ressaltar que as perguntas devem ser objetivas e claras, visando simplificar a coleta de informações e, ao mesmo tempo, estimular os usuários a responderem todas as indagações.
O que fazer com os resultados?
Antes de tudo, é fundamental divulgar os resultados da pesquisa de satisfação com os usuários do transporte fretado, para promover transparência ao processo e, ao mesmo tempo, envolver os usuários do serviço diretamente na construção de um ambiente cada vez melhor.
Com os resultados em mãos, será possível verificar o que os passageiros realmente acham do serviço, promover melhorias nas fragilidades identificadas em seu processo, excluir aquilo que não tem dado certo, escalar os aspectos positivos e instituir periodicamente outras pesquisas.
O fato é que as pesquisas de satisfação de funcionários são instrumentos importantes, afinal os colaboradores se sentem mais envolvidos e engajados, pois percebem que foram ouvidos pela empresa e usufruem das mudanças sugeridas.
Conclusão
Por mais simples que possam parecer, as pesquisas de satisfação produzem bons resultados para as empresas. Por isso, utilizar periodicamente pesquisas para avaliar a opinião e a satisfação dos usuários do fretamento é uma medida muito importante, que produzirá efeitos positivos na equipe e afetará positivamente o desempenho organizacional.
Agora que você aprendeu mais sobre a importância das pesquisas de satisfação no transporte fretado e como aplicá-las, descubra tudo sobre qual é a relação entre geolocalização e roteirização através deste artigo sobre o tema.