Como coletar e analisar dados na gestão de frotas?

Ter várias informações sobre diversos assuntos não é tão eficiente quanto transformar dados contextualizando-os. Na gestão de frotas, isso é uma realidade recorrente. É muito importante saber coletar dados, interpretá-los e ter informações relevantes para empresa.

Pensando nisso, no artigo de hoje mostraremos a importância da análise de dados na gestão de frotas. Falaremos sobre os tipos de análise existentes, como coletar dados e aplicá-los na gestão de frotas.

Hoje, falaremos sobre:

  • O que é análise de dados?
  • Como coletar dados?
  • Como usar a análise de dados?

O que é análise de dados?

A análise de dados é o processo que objetiva coletar e, ao mesmo tempo, interpretar dados, visando transformá-los em informações relevantes para a organização. Essas informações, uma vez interpretadas, geram importantes conhecimentos para o negócio, o que sustenta todo o ciclo decisório de uma empresa.

Assim é muito importante que todos os departamentos de uma empresa criem mecanismos de análise de dados. Para isso, é interessante compreender as análises de dados mais indicadas para cada tipo de situação, afinal, existem situações diversas, das mais simples às mais complexas.

Existem 4 tipos de análise de dados, sendo:

  • Análise de dados preditiva;
  • Análise de dados prescritiva;
  • Análise de dados descritiva;
  • Análise de dados diagnóstica.

Análise de dados preditiva

Essa é uma análise de dados macro, voltada para construção de cenários. A análise preditiva está relacionada ao futuro da empresa. Com ajuda de tecnologias, como por exemplo, as ferramentas de Business Intelligence (BI), é possível identificar padrões de consumo e cenários econômicos, o que poderá facilitar a realização assertiva de investimentos e reduzir riscos, por exemplo.

Análise de dados prescritiva

Essa é uma análise voltada para decisões que envolvem maiores riscos. Por isso, envolve a participação de mais tomadores de decisão, normalmente ocupantes da diretoria e algumas gerências. Isso é necessário porque quanto maior é o número de tomadores de decisão mais real são os dados.

A análise prescritiva tem a capacidade de informar aos tomadores de decisão quais são as consequências advindas dos caminhos definidos, o que torna a decisão mais realística.

Análise de dados descritiva

Na gestão de frotas, muitos dados são coletados em tempo real e precisam de decisões imediatas. Essa é a função da análise descritiva. Esse tipo de análise de dados busca avaliar riscos, mas, no curtíssimo e no curto prazo.

Análise de dados diagnóstica

A análise diagnóstica, como o próprio nome sugere, é uma análise que diagnostica porque algum planejamento, ao ser implementado, não saiu conforme o esperado. Esse tipo de análise aponta os erros cometidos, o que facilita a correção de problemas e o aprimoramento de processos.

Como coletar dados?

Existem duas formas de realizar a coleta de dados. A primeira é através de planilhas de controle. Contudo, as planilhas estão sujeitas ao fator humano (erros), além de poderem ser perdidas ou corrompidas e não suportarem a quantidade de informações inseridas.

A segunda forma, mais eficiente e altamente indicada, principalmente para operações de médio e grande porte, é através dos softwares de gestão. Nossa plataforma, o iTransport, por exemplo, possui um módulo específico para gestão de frotas, que fornece inúmeras ferramentas para uma operação, inclusive a análise de dados.

Nosso software fornece relatórios e dashboards que tornam os dados mais visuais, o que facilita a visualização de cenários e a tomada de decisão. Dessa forma, cria-se um processo contínuo, seguro e permanente de análise de dados.

Como usar a análise de dados?

Na gestão de frotas a análise de dados é fundamental para tomada de decisões assertivas, criar planejamentos de curto, médio e longo prazo, resolver problemas do dia a dia, prevenir disfunções operacionais e estudar as melhores formas de aplicar recursos.

É por meio da análise de dados que os gestores poderão enxergar as situações adequadamente, delegar funções e tarefas de forma correta e conduzir a operação de forma eficiente.

Conclusão

A análise de dados é um instrumento muito importante na gestão de frotas. Como mostramos, é por meio de um eficiente processo de análise de dados que as operações poderão detectar e prevenir problemas, otimizar processos e tomar decisões seguras.

Agora que você aprendeu mais sobre a importância da análise de dados na gestão de frotas e como estabelecer um processo eficiente em sua operação, descubra tudo sobre a importância da gestão de documentos no gerenciamento de frota.

Postagens Recentes