Como melhorar a comunicação entre motorista e gestor?

A comunicação é um fator complexo nas relações humanas, em algumas situações, ela é simples, em outras, quase impossível.  Nesse sentido, a comunicação entre motorista e gestor de frota é um dos grandes desafios de qualquer operação logística.

Quando a comunicação é ineficiente ou falha, não adianta planejamento, metas ou até mesmo políticas organizacionais, afinal, nada parece surtir efeito, e os estragos, muitas vezes, já foram causados.

Mas, existem soluções tecnológicas que podem simplificar a comunicação diária em uma operação, tornando-a mais fluída e leve. Além disso, quais fatores podem otimizar a comunicação entre motorista e gestor de frota? É o que mostraremos neste artigo.

No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância de otimizar a comunicação entre os motoristas e o gestor de frota, quais os benefícios de uma comunicação clara e simples e como as empresas podem desfrutar desta realidade.

Hoje, falaremos sobre:

  • Por que otimizar a comunicação entre gestor e motorista?
  • Como otimizar a comunicação na gestão de frotas?
  • Quais os benefícios de uma boa comunicação?

Por que otimizar a comunicação entre gestor e motorista?

Uma comunicação clara e eficiente é fundamental para o sucesso e o bom andamento de qualquer operação de frota. Sendo assim, quando feita de forma estruturada, a tomada de decisões é ágil e precisa.

Isso é muito importante para resolver problemas e imprevistos, que fazem parte da rotina de qualquer operação, além de assegurar que entregas aconteçam dentro do prazo e, no caso do transporte fretado, que haja pontualidade e segurança no cumprimento das rotas.

Por fim, e talvez um dos fatores mais importante da comunicação entre gestor e motorista, está na satisfação dos motoristas. Quando os condutores são ouvidos, tratados com cordialidade e educação por parte dos gestores, há uma clara tendência de maior engajamento e produtividade, já que o ambiente de trabalho se torna saudável e estável.

Como otimizar a comunicação na gestão de frotas?

De forma mais simples, checklists podem ser usados antes da rota diária começar, o que contribui diretamente para o bom andamento da operação, já que o motorista estará informado e pronto para desempenhar sua função.

Ademais, ferramentas tecnológicas, como o iTransport, por exemplo, permitem que o gestor, através da telemetria, monitore em tempo real o comportamento do condutor, o que permite que decisões sejam tomadas de forma rápida e proativa.

Mas, não custa lembrar que educação e cordialidade, ainda são princípios que, a despeito de tecnologias, descomplica qualquer processo de comunicação. Parece óbvio, mas, infelizmente, no mundo corporativo, isso as vezes é facilmente esquecido.

Quais os benefícios de uma boa comunicação?

São diversos os benefícios que uma comunicação clara proporciona às organizações. Abaixo, listamos alguns destes benefícios:

  • Redução de retrabalhos e estresse;
  • Maior produtividade e eficiência operacional;
  • Valorização profissional;
  • Maior comprometimento com as metas e objetivos organizacionais;
  • Redução de custos e despesas extras;
  • Feedback saudável e construtivo;
  • Criação de um ambiente de trabalho saudável.

Conclusão

Para o sucesso de qualquer empresa, o relacionamento interno (entre funcionários e gestores) é muito importante e, evidentemente, uma boa comunicação é fundamental para que isso seja alcançado e desfrutado por uma organização.

Agora que você aprendeu como criar uma boa comunicação entre motoristas e gestores em operação de frota, descubra tudo sobre a importância da pontualidade no trabalho e como o transporte fretado pode contribuir diretamente para que ela seja uma realidade.

Postagens Recentes