Pontualidade no trabalho: como o transporte fretado pode contribuir?
A falta de pontualidade no trabalho é um aspecto que pode atrapalhar a produtividade das empresas, principalmente, quando ela é frequente. Quando essa situação acontece nas empresas é importante buscar soluções para reduzir o atraso dos colaboradores.
Nesse sentido, o transporte fretado e a mobilidade corporativa podem ser soluções eficientes e definitivas para resolver este problema. Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre como as empresas podem resolver definitivamente a falta de pontualidade de suas equipes.
Hoje, mostraremos:
- Como a falta de pontualidade dos funcionários prejudica a empresa?
- Existem dispositivos legais que contemplam este problema?
- Como as empresas podem resolver a falta de pontualidade?
- Outros pontos igualmente importantes
Como a falta de pontualidade dos funcionários prejudica a empresa?
A despeito do mercado de atuação, é certo que a falta de pontualidade pode afetar a produtividade de qualquer empresa. Além de sobrecarregar outros colaboradores que podem acumular funções ou serem deslocados para “quebrar um galho”.
O atraso de funcionários, certamente pode comprometer os prazos da organização, atrapalhar o cumprimento de metas e atrasar o fluxo de atividades, o que poderá gerar ruídos em toda a cadeia de processos de um setor ou, a depender do tamanho da empresa, em toda a organização.
Ademais, a reiterada falta de pontualidade de algum colaborador pode gerar um ambiente de descontentamento e irritação por parte dos demais membros da equipe, por se sentirem desvalorizados e, como pontuamos, sobrecarregados.
Tempo é dinheiro, não é mesmo? Sendo assim, a falta de pontualidade pode resultar em prejuízos financeiros para uma organização. Dependendo do negócio, o atraso pode, inclusive, gerar perda de clientes e comprometer a reputação da marca em seu respectivo mercado.
Portanto, os gestores devem intervir nessas situações, tratá-las de forma adequada e não normalizar tais episódios, do contrário, a empresa poderá enfrentar consequências permanentes ou difíceis de serem revertidas ou reparadas.
Existem dispositivos legais que contemplam este problema?
De forma direta sim, existem dispositivos legais que auxiliam as empresas a lidarem com este problema. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil diz que os atrasos de até 10 minutos diários, divididos em intervalos de 5 minutos antes e após a jornada, não são suficientes para penalizar o colaborador com descontos de salário, conforme ressalta o parágrafo 1° do artigo 58.
Contudo, se esses atrasos forem recorrentes ou, como diz a CLT, ultrapassarem reiteradamente a tolerância legal de 10 minutos diários, a empresa pode descontar o tempo perdido do salário do colaborador. Em casos extremos, medidas disciplinares como advertências e suspensões podem ser adotadas, podendo até resultar em demissão por justa causa.
Em suma: a legislação oferece uma margem de tolerância, afinal, imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa. O problema é quando a exceção se a torna regra, afetando a empresa constantemente.
Como as empresas podem resolver a falta de pontualidade?
Além de investigar o motivo do atraso, quando constante, é importante que a empresa crie estratégias para acabar com o atraso dos colaboradores. Investir em transporte fretado e mobilidade corporativa é uma ótima opção.
Quando a tecnologia é utilizada a favor de uma organização, os benefícios desfrutados são muitos. No caso do transporte fretado, diversos mecanismos são utilizados para criar rotas de transporte completamente otimizadas, através da roteirização.
Dentre os benefícios da roteirização, podemos destacar:
- Cria os trajetos mais curtos até a empresa;
- Permite economia de combustível;
- Analisa a segurança das vias e a qualidade asfáltica, valorizando os ativos corporativos;
- Reduz o estresse e o tempo de espera por transporte dos colaboradores;
- Permite monitoramento e rastreamento em tempo real do transporte por parte da empresa.
Além da roteirização, existem diversas outras ferramentas tecnológicas que podem aprimorar ainda mais a logística utilizada no gerenciamento do transporte de funcionários.
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Outros pontos igualmente importantes
É importante que os gestores estejam atentos a pontualidade dos funcionários, afinal, como mostramos, esse é um fator que pode prejudicar a eficiência operacional de qualquer organização e sua produtividade.
Sendo assim, conversar individualmente com os funcionários que mais se atrasam é importante para averiguar o motivo do atraso, dialogando sobre a importância da pontualidade e a necessidade de cumprir horários.
Além disso, adotar um regime de trabalho híbrido ou até mesmo totalmente remoto para algumas posições, é importante para otimizar os fluxos de trabalho e evitar que a falta de pontualidade se torne um problema gerencial.
Conclusão
A pontualidade é um aspecto que deve ser valorizado pelas empresas, afinal, cumprir horários é muito importante e influencia diretamente os resultados de qualquer organização.
Além disso, é importante lembrar que a composição salarial está baseada nas horas trabalhadas, o que torna o cumprimento dos horários ainda mais importante.
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