Como melhorar a comunicação entre motorista e gestor?
A comunicação é um fator complexo nas relações humanas, em algumas situações, ela é simples, em outras, quase impossível. Nesse sentido, a comunicação entre motorista e gestor de frota é um dos grandes desafios de qualquer operação logística.
Quando a comunicação é ineficiente ou falha, não adianta planejamento, metas ou até mesmo políticas organizacionais, afinal, nada parece surtir efeito, e os estragos, muitas vezes, já foram causados.
Mas, existem soluções tecnológicas que podem simplificar a comunicação diária em uma operação, tornando-a mais fluída e leve. Além disso, quais fatores podem otimizar a comunicação entre motorista e gestor de frota? É o que mostraremos neste artigo.
No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância de otimizar a comunicação entre os motoristas e o gestor de frota, quais os benefícios de uma comunicação clara e simples e como as empresas podem desfrutar desta realidade.
Hoje, falaremos sobre:
- Por que otimizar a comunicação entre gestor e motorista?
- Como otimizar a comunicação na gestão de frotas?
- Quais os benefícios de uma boa comunicação?
Por que otimizar a comunicação entre gestor e motorista?
Uma comunicação clara e eficiente é fundamental para o sucesso e o bom andamento de qualquer operação de frota. Sendo assim, quando feita de forma estruturada, a tomada de decisões é ágil e precisa.
Isso é muito importante para resolver problemas e imprevistos, que fazem parte da rotina de qualquer operação, além de assegurar que entregas aconteçam dentro do prazo e, no caso do transporte fretado, que haja pontualidade e segurança no cumprimento das rotas.
Por fim, e talvez um dos fatores mais importante da comunicação entre gestor e motorista, está na satisfação dos motoristas. Quando os condutores são ouvidos, tratados com cordialidade e educação por parte dos gestores, há uma clara tendência de maior engajamento e produtividade, já que o ambiente de trabalho se torna saudável e estável.
Como otimizar a comunicação na gestão de frotas?
De forma mais simples, checklists podem ser usados antes da rota diária começar, o que contribui diretamente para o bom andamento da operação, já que o motorista estará informado e pronto para desempenhar sua função.
Ademais, ferramentas tecnológicas, como o iTransport, por exemplo, permitem que o gestor, através da telemetria, monitore em tempo real o comportamento do condutor, o que permite que decisões sejam tomadas de forma rápida e proativa.
Mas, não custa lembrar que educação e cordialidade, ainda são princípios que, a despeito de tecnologias, descomplica qualquer processo de comunicação. Parece óbvio, mas, infelizmente, no mundo corporativo, isso as vezes é facilmente esquecido.
Quais os benefícios de uma boa comunicação?
São diversos os benefícios que uma comunicação clara proporciona às organizações. Abaixo, listamos alguns destes benefícios:
- Redução de retrabalhos e estresse;
- Maior produtividade e eficiência operacional;
- Valorização profissional;
- Maior comprometimento com as metas e objetivos organizacionais;
- Redução de custos e despesas extras;
- Feedback saudável e construtivo;
- Criação de um ambiente de trabalho saudável.
Conclusão
Para o sucesso de qualquer empresa, o relacionamento interno (entre funcionários e gestores) é muito importante e, evidentemente, uma boa comunicação é fundamental para que isso seja alcançado e desfrutado por uma organização.
Agora que você aprendeu como criar uma boa comunicação entre motoristas e gestores em operação de frota, descubra tudo sobre a importância da pontualidade no trabalho e como o transporte fretado pode contribuir diretamente para que ela seja uma realidade.