Diário de bordo do motorista: qual a sua importância?
Na gestão de frotas, a função dos motoristas é fundamental para o bom desempenho da operação. Justamente por isso, é muito importante controlar a atuação destes profissionais durante a rotina de trabalho. Mas, como isso pode ser feito?
O diário de bordo do motorista é um instrumento importante, que guarda os registros rotineiros destes profissionais, além de apreciar, por exemplo, as definições da lei do motorista.
Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos sobre o diário de bordo do motorista, mostraremos sua função, sua importância e seu funcionamento, além de abordar algumas vantagens deste importante instrumento.
Hoje, abordaremos:
- O que é diário de bordo do motorista?
- Como o diário de bordo do motorista funciona?
- Diário de bordo e lei do motorista
O que é diário de bordo do motorista?
O diário de bordo do motorista, nada mais é, do que os registros de jornada do motorista, ou seja, em qual horário começou a trabalhar, suas pausas, quando encerrou a jornada do dia e o status dos serviços.
Vale ressaltar que o diário não é uma demanda orgânica das empresas, muito pelo contrário, é um instrumento previsto em lei e que contempla a cumplicidade entre a empresa e os colaboradores.
O diário de bordo tanto pode existir em formato físico (papel ou livros da capa dura) ou, dado o avanço tecnológico, em formato digital, sendo disponibilizado em aplicativos ou integrado a sistemas de gestão de frota.
Como o diário de bordo do motorista funciona?
Todo mundo já ouviu falar dos diários, não é mesmo? Normalmente usados pelas meninas na época da adolescência. Pois é, como o próprio nome sugere, o diário do motorista funciona da mesma forma.
No diário são registradas as informações correspondentes a jornada de trabalho. Normalmente, a empresa determina quais são as informações que os motoristas devem registrar. Para exemplificar um modelo de diário, algumas dessas informações, são:
- Horário de início do trabalho (contendo dia e hora);
- Horário das pausas programadas (almoço, descanso, etc.);
- Nome do profissional (caso existam copilotos, também);
- Veículo utilizado (anotar a placa);
- Endereços de partida e chegada (ou cidades);
- Quilometragem diária total (depende da empresa);
- Avarias e acidentes.
Diário de bordo e a lei do motorista
Manter um diário de bordo é uma obrigação legal. Conforme a Lei do Motorista (Lei no 13.103 de 2015), em seu parágrafo quinto, fica estabelecido o que se segue:
- b) ter jornada de trabalho controlada e registrada de maneira fidedigna mediante anotação em diário de bordo, papeleta ou ficha de trabalho externo, ou sistema e meios eletrônicos instalados nos veículos, a critério do empregador;
A título de curiosidade, a referida lei versa sobre outros assuntos atinentes ao exercício profissional dos motoristas, não se restringindo, apenas, a jornada de trabalho.
Conclusão
O diário de bordo, além de uma demanda legal, como mostramos, é também um instrumento importante, já que contempla informações relativas à atuação dos motoristas e aos propósitos das organizações.
Agora que você aprendeu mais sobre a função do diário do motorista e sua importância, descubra tudo sobre maturidade de processos na gestão de frotas, o que é, qual a importância disso e porque as organizações devem se preocupar com essa temática.