Direção defensiva na gestão de frotas: entenda sua importância

Direção defensiva, também chamada de direção preventiva ou condução defensiva, é o conjunto de medidas adotadas por motoristas com o objetivo de evitar acidentes durante a utilização de um veículo, seja de uso pessoal ou profissional.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas, o que compreende imprudências, imperícias ou negligências.

Sendo assim, a direção defensiva é um método que, quando utilizado, torna o condutor um elemento ativo na diminuição ou, até mesmo, na eliminação dos fatores que possam causar acidentes.

Diante disso, no artigo de hoje, falaremos sobre a importância da direção defensiva na gestão de frota, mostraremos seu conceito, a importância de educar os motoristas nesse sentido e como implementar essa cultura na sua operação de transporte.

Hoje, falaremos sobre:

  • O que é direção defensiva?
  • Qual a importância da direção defensiva?
  • Como criar uma cultura na sua operação?

O que é direção defensiva?

Em 2005, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determinou que a formação de condutores deveria incluir a temática “direção defensiva” em sua carga horária, visando, justamente a criação de um trânsito mais seguro.

Direção defensiva, de forma simples é a melhor maneira de dirigir e se comportar no trânsito, reconhecer antecipadamente as situações de perigo, prever as consequências e tomar as melhores decisões com vistas a segurança e proteção de pedestres, passageiros e do próprio motorista.

Mas, qual a importância da direção defensiva?

Qual a importância da direção defensiva?

Quem dirige há algum tempo sabe que, cada vez mais, o trânsito e a educação dos motoristas parecem piorar. Além disso, principalmente nas grandes cidades do Brasil, essa realidade parece irrefutável, e é facilmente percebida.

Por isso, principalmente no contexto da gestão de frotas, que lida com motoristas profissionais, é muito importante que o estilo de direção adotado seja seguro e adequado a legislação de trânsito vigente.

A prática da direção defensiva ajuda as empresas a evitar acidentes, protege seu próprio patrimônio, o ativo de clientes, proporciona mais segurança para os motoristas, pedestres e demais condutores.

Além disso, empresas que praticam a direção defensiva, protegem o negócio de custos, uma vez que os acidentes de trânsito, além de gerarem prejuízos para a saúde humana, ocasionam custos e perdas para as organizações.

Então, como criar uma cultura de direção defensiva em sua empresa?

Como criar uma cultura na sua operação?

Capacitar os condutores a adotarem um padrão de direção que privilegie a segurança de todos, é um elemento fundamental para obter resultados duradouros no processo de gestão de frotas.

Além de instruir a equipe de motoristas sobre direção defensiva, é importante que se promova treinamentos nesse sentido, deixando claro que as técnicas de direção defensiva não são apenas normas que devem ser seguidas durante o expediente, ao contrário, elas garantem a segurança no trânsito, seja durante o trabalho ou em momentos de lazer.

Além de treinamentos frequentes, visando a solidificação do conhecimento, bem como sua rememoração, é muito importante que a empresa dê cursos nesse sentido, uma vez que direção defensiva é um tema muito mais amplo do que, simplesmente, dirigir com cuidado.

Conclusão

Como mostramos, instruir a equipe de motoristas a praticarem a direção defensiva é muito importante para que a organização tenha segurança e alto desempenho na gestão de frotas.

Agora que você aprendeu mais sobre a importância da direção defensiva na gestão de frotas, aprenda tudo sobre a telemetria veicular, o que é, seus benefícios e sua importância para gestão de transporte.

Postagens Recentes