Eficiência operacional: como medir?

Muito se fala na eficiência das operações de transporte e, de fato, essa é uma premissa muito importante para o sucesso de qualquer empresa. Mas, como as organizações podem, efetivamente, medir a eficiência de suas operações logísticas?

Pensando nisso, no artigo desta semana, mostramos como as empresas podem medir sua eficiência operacional. Além disso, qualificaremos o significado do termo eficiência operacional, além de destacar sua importância.

Sendo assim, falaremos sobre:

  • O que é eficiência operacional?
  • Qual a importância da eficiência operacional?
  • Como medir a eficiência operacional?

O que é eficiência operacional?

Eficiência operacional envolve otimizar o uso dos recursos disponíveis, o que inclui insumos, tecnologias, equipamentos, pessoas, dentre outros, visando produzir bons resultados.

De forma prática, a eficiência é uma habilidade organizacional que busca otimizar processos e estruturas, com vistas ao aprimoramento da produtividade, o que impacta na melhora ou na manutenção da qualidade dos produtos ou serviços, buscando aumentar a satisfação dos clientes e a maximização de lucros e resultados.

Qual a importância da eficiência operacional?

Em virtude da alta competitividade e das demandas dos clientes, que querem serviços cada vez mais ágeis com preços compatíveis, a eficiência é fundamental para qualquer empresa que queira crescer.

Empresas que conseguem se tornar mais eficientes, não apenas ganham respeito e notoriedade no mercado em que atuam, mas, conseguem reduzir custos, melhorar a satisfação dos clientes e aumentar suas vantagens competitivas.

Mas, como as empresas podem medir sua eficiência operacional?

Como medir a eficiência operacional?

Na logística, por exemplo, para mensurar a eficiência operacional é muito importante estabelecer mecanismos de informação. Esses mecanismos são chamados de parâmetros operacionais ou métricas (KPI).

Existem milhares de indicadores chave de performance, a depender do tipo de negócio, estágio de desenvolvimento, mercado de atuação, tipo de produto, além de outras características.

Mas, é muito importante saber definir as métricas, afinal, de nada adianta um amontoado de parâmetros se eles nada informam. Neste caso, as empresas devem analisar qual a relevância da métrica, isto é, a métrica aponta informações relevantes para o seu negócio? Ou, é uma métrica vazia, quer dizer, não aponta sua performance, tampouco, é relevante?

Sendo assim, ao definir métricas claras e relevantes para o negócio, as empresas poderão saber com efetividade se suas operações estão eficientes, onde e como podem melhorar e o que estão fazendo corretamente.

Para facilitar o entendimento, daremos um exemplo. A quilometragem percorrida em um mês, por exemplo, por uma empresa de frota, gera excelentes indicadores de performance, apontando aspectos como consumo e custos com combustível, desempenho dos motoristas, proporção de emissão de poluentes, além de outros aspectos.

Conclusão

Saber analisar corretamente a eficiência de uma empresa é muito importante. Por isso, na hora de criar mecanismos de informação, as chamadas métricas, é muito importante ter conhecimento e saber defini-las adequadamente.

Agora que você aprendeu sobre como medir adequadamente a eficiência operacional de uma empresa, descubra tudo sobre retrabalho, o que é, quais são as causas e consequências para as organizações.

Postagens Recentes