Retrabalho: o que é, causas e como evitar

A eficiência operacional é um aspecto muito importante de toda operação de transporte. Todavia, seja por erros humanos ou outras falhas, o retrabalho é uma realidade que muitas vezes atinge as organizações, o que prejudica o progresso das empresas.

Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre o retrabalho na gestão de transporte. Mostraremos o que é retrabalho, suas principais causas, consequências e como as empresas podem evitá-lo.

Hoje, abordaremos:

  • O que é retrabalho?
  • Quais as causas do retrabalho?
  • Consequências do retrabalho
  • Como evitar o retrabalho?
  • Diagnostique o retrabalho
  • Automatize processos
  • Capacite sua equipe

O que é retrabalho?

O retrabalho tanto pode estar presente no relacionamento entre as empresas e seus clientes, como dentro de uma organização. Retrabalho é uma realidade que pode ser caracterizada como uma correção de uma entrega (produto, serviço, projeto, dentre outros) que não atingiu o nível de qualidade esperado.

A amplitude do retrabalho pode variar, tendo extensão e impacto baixo, ou, a depender da gravidade da correção, considerável. Tudo depende dos reajustes que serão necessários para atingir o padrão esperado. Inclusive, a depender da situação, o retrabalho pode levar uma tarefa novamente ao seu início.

Mas, quais seriam as causas do retrabalho?

Quais as causas do retrabalho?

As causas do retrabalho são muitas, mas, as mais comuns, são:

  • Erros humanos;
  • Falhas em máquinas e equipamentos;
  • Ausência de comunicação clara;
  • Mudança não prevista em processos e demais procedimentos;
  • Infraestrutura inadequada.

Empresas que possuem processos manuais, onde o controle e a coleta de dados ocorrem de forma manual, estão mais propensas a lidarem com o retrabalho. Principalmente, quando existe a transmissão de dados, seja para outros setores ou sistemas.

Diante disso, quais são as consequências do retrabalho?

Consequências do retrabalho

O retrabalho gera muitas consequências. Além de aumentar os custos, o retrabalho faz com que as empresas percam tempo, afinal, refazer parcialmente ou integralmente uma tarefa é um desperdício de tempo.

Ademais, a produtividade é afetada, já que será necessário refazer atividades, sem falar na motivação da equipe, que deverá fazer novamente a mesma tarefa. Essa falta de uniformidade nos resultados gera confusão no entendimento da equipe.

Na gestão de transporte, o retrabalho pode apresentar quebra de contrato, gerando multas e insatisfação. Por isso, é muito importante que as empresas criem mecanismos preventivos e evitem que o retrabalho ocorra ou, quando ocorrer, que seja uma grande exceção.

Como evitar o retrabalho?

Para evitar retrabalhos relacionados ao gerenciamento de transporte, é importante otimizar os resultados. Abaixo, listamos 3 dicas que podem ajudar as empresas a aprimorarem seus resultados.

Diagnostique o retrabalho

O primeiro passo pode parecer óbvio, mas, é muito importante entender por que o retrabalho ocorre. Sendo assim, estudar os processos envolvidos no gerenciamento de transporte e mapeá-los é muito importante.

Assim, será fácil identificar pontos de falha, erros e potenciais de aprimoramento. Dessa forma, partindo dessa premissa, a empresa poderá reconhecer os motivos que levam ao retrabalho.

Automatize processos

Empregar tecnologia na operação de transporte é muito importante. Através da tecnologia, rotinas podem ser simplificadas, o trabalho é reduzido e os erros, consequentemente, tornam-se mais raros.

Além do mais, ao empregar tecnologia em uma operação, como os softwares de gestão, por exemplo, as organizações podem aumentar a precisão e a eficiência da operação, o que potencializa os resultados.

Capacite sua equipe

Muitas vezes, o retrabalho pode acontecer por falta de conhecimento dos profissionais de sua equipe. Por isso, investir na capacitação do seu time é muito importante. Dessa forma, além de manter os funcionários atualizados, a empresa evita o retrabalho.

Além do exposto, é importante salientar que funcionários familiarizados com os processos e com as tecnologias utilizadas trazem previsibilidade a operação, o que permite planejar com mais rigor e esboçar os resultados com segurança.

Conclusão

Controlar uma operação de transporte é um grande desafio. Por isso, além de otimizar rotinas e processos, é muito importante utilizar tecnologias, assim, além de tornar os resultados previsíveis, as empresas evitam retrabalhos e aumentam a eficiência.

Agora que você aprendeu o que é retrabalho, quais suas consequências e como evita-lo em uma operação de transporte, descubra tudo sobre workflow, o que é, sua função e como usar na gestão de frotas.

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