Controle de ocupação: 4 erros comuns no transporte fretado

O transporte fretado garante melhorias significativas na vida dos funcionários, aumenta a produtividade da organização, melhora a mobilidade urbana e ainda reduz custos com o transporte de funcionários.

Contudo, o setor responsável pela gestão do fretamento corporativo, enfrenta desafios diários para assegurar uma boa eficiência operacional. Além disso, dado o grande volume de atividades e informações, alguns detalhes podem passar despercebidos.

Muitas vezes, por não gerenciar o dia a dia da operação, ou até mesmo gerenciado de forma relativamente adequada, erros são cometidos e muitos problemas, invisíveis aos olhos do gestor, ocasionam gargalos, o que prejudica toda a operação.

Pensando nisso, no artigo de hoje reunimos 4 erros comuns nas operações de fretamento corporativo, relativos ao controle de ocupação, que devem ser evitados, justamente, visando o alto desempenho da operação.

Hoje, falaremos sobre:

  • Falta de planejamento
  • Ausência de controle de acesso
  • Grande capacidade ociosa
  • Ausência de tecnologias

Falta de planejamento

É fundamental que exista um adequado planejamento por trás da ocupação dos veículos. Operações que não partem de um bom planejamento, estão fadadas a experimentarem muitos problemas.

O primeiro passo de um criterioso planejamento passa pelo conhecimento dos usuários do transporte. Isso significa que é preciso conhecer individualmente quem são estes usuários, onde moram, em qual o horário e turno demandam transporte e a frequência de uso.

Assim, será possível identificar necessidades de transporte em uma mesma região ou em localidades próximas, utilizar a roteirização para definir os itinerários, estabelecer os pontos de embarque e desembarque (principalmente no retorno) e contratar, junto ao fornecedor de transporte, veículos adequados às demandas da empresa.

Dessa forma, a ociosidade será baixa ou mesmo inexistente e os custos com a mobilidade dos funcionários adequados a estrutura logística direcionada para a gestão do transporte de funcionários.

Ausência de controle de acesso

Como assegurar que o planejamento está funcionando? Estabelecendo na operação mecanismos de verificação. Um destes mecanismos é o controle de acesso. O controle de acesso, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta que controla o acesso dos usuários nos veículos.

Assim, será possível aferir a ociosidade e a taxa de ocupação de cada veículo, verificar se os usuários estão no veículo, na rota e no horário que deveriam estar, investigar se os usuários estão embarcando em seus respectivos pontos e, por se tratar de um benefício corporativo, se estão em conformidade com as políticas de uso estabelecidas.

Operações que não investem em controle de acesso, certamente enfrentam esses problemas sem, ao menos, desconfiarem desta realidade. Por isso, investir em tecnologias é muito importante.

Grande capacidade ociosa

Um problema comum em operações que não estabelecem mecanismos de verificação é a alta ociosidade dos veículos utilizados. Dessa forma, quanto maior a ociosidade, maior será o custo por assento, já que não estarão preenchidos.

Na realidade a ociosidade é resultado da falta de planejamento e organização. Sendo assim, além de estabelecer mecanismos de controle, como mostramos, é fundamental realizar um planejamento assertivo e organizado para que todos os assentos sejam preenchidos ou para que a taxa de ociosidade seja mínima.

Ausência de tecnologias

Processos manuais além de gastarem muito mais tempo, estão mais sujeitos a falhas e imprecisões, tornando a gestão ineficiente. Por isso, é fundamental que existam investimentos em tecnologias.

Muitas pessoas desconhecem, mas existem muitas tecnologias para gestão do fretamento corporativo. Roteirização, rastreamento, controle de acesso, monitoramento, telemetria, para citar alguns exemplos, são tecnologias fundamentais para alcançar eficiência em qualquer operação.

Nossa plataforma para gestão do transporte fretado, o iTransport Fretado, possui todas as tecnologias citadas acima, além de diversos outros mecanismos fundamentais para gestão, como diversos dashboards ricos em informação. Conheça nossa solução.

Conclusão

Para ter um efetivo controle de ocupação no fretamento corporativo é muito importante planejar adequadamente toda a operação. Dessa forma, partindo de um planejamento que contemple as demandas da operação, tudo funcionará de forma mais simples e eficaz.

Agora que você aprendeu mais sobre 4 erros comuns no controle de ocupação do transporte fretado, descubra tudo sobre como gerenciar adequadamente o transporte de funcionários.

Postagens Recentes