Controle de acesso para fretamento: qual a importância?

Qual a importância do controle de acesso nas operações de transporte fretado? A depender da quantidade de usuários do serviço é fundamental conhecer quem são os passageiros, principalmente nas empresas que utilizam o fretamento corporativo, já que parte do benefício é descontado em folha salarial.

Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos sobre o controle de acesso, mostraremos seu conceito, sua importância e como as empresas podem fazê-lo no seu dia a dia.

Sendo assim, falaremos sobre:

  • O que é controle de acesso?
  • Qual a importância do controle de acesso?
  • Como estabelecer um eficiente controle de acesso?

O que é controle de acesso?

Como a própria palavra sugere, o controle de acesso é um mecanismo que individualiza e monitora pessoas, veículos e outros corpos/objetos, com o objetivo de monitorá-los de forma individual e qualitativa.

O controle de acesso é aplicado em diversos contextos, desde estacionamentos a academias. É uma tecnologia muito importante, pois permite que as empresas conheçam quem está utilizando seus serviços e, a depender do contexto, inclusive, se o serviço foi pago.

Qual a importância do controle de acesso?

No transporte fretado corporativo, por exemplo, para se ter acesso ao benefício, os funcionários das empresas devem pagar um valor mínimo para utilizarem o serviço, normalmente descontado em folha. Mas, como esse acompanhamento é feito? A resposta é simples: através do controle de acesso.

Além de prover conhecimento individualizado de cada usuário, o controle de acesso mostra a regularidade de uso, se o usuário é autorizado ou não, se está no veículo e na linha adequada, se o pagamento da mensalidade está em dia, mostra a ocupação do coletivo em tempo real, permite planejar de forma muito mais otimizada a necessidade de veículos para o atendimento das rotas, além de fornecer outros benefícios.

Mas, como estabelecer o controle de acesso em uma operação de fretamento, por exemplo?

Como estabelecer um eficiente controle de acesso?

O controle de acesso fornece um registro muito mais minucioso e abrangente, possibilita reduzir custos operacionais, fornece uma série de dados confiáveis e que realmente traduzem a realidade de uma operação e simplifica o processo decisório em uma organização.

Existem basicamente duas formas de introduzir o controle de acesso no transporte fretado. A primeira é o controle manual, ou seja, o motorista do veículo fica responsável por registrar a quantidade de passageiros, quem são e repassar essas informações para a empresa.

O primeiro método é mais barato, todavia, está sujeito a muitos erros e, a depender do tamanho da operação, torna-se inviável, dada a quantidade de informações geradas diariamente através deste mecanismo de controle.

O segundo método, mais confiável e seguro, é através da tecnologia. O iTransport, nossa plataforma para gestão de transporte, possui um módulo completo para o transporte fretado. Dentre as funcionalidades, oferecemos controle de acesso.

Esse controle de acesso é realizado de diversas formas, podendo acontecer pelos crachás de identificação dos funcionários já utilizados pela empresa, via QR Code ou mediante tecnologia NFC (comunicação por proximidade). Tudo acontece de forma automática e facilitada.

Conclusão

Ter controle e conhecimento dos usuários do serviço de fretamento de uma empresa é muito importante. Além de verificar a taxa de ocupação dos veículos e a regularidade de uso o controle de acesso aponta quem são os passageiros e sua situação perante a empresa.

Agora que você aprendeu mais sobre a importância do controle de acesso no transporte fretado, descubra tudo sobre como aumentar a segurança dos motoristas na gestão de frotas através de quatro importantes ações.

Postagens Recentes