Roteirização: o guia completo e definitivo sobre o assunto!

Roteirização, roteirizar, software roteirizador. Se você trabalha com gestão de transporte ou atua no mercado logístico, certamente, já ouviu essas palavras algumas vezes. A roteirização é uma tecnologia muito importante na criação de rotas eficientes, em termos de custo e dinâmica de operação.

Sem bons roteiros, os motoristas podem ficar perdidos ou demorar mais do que o necessário para realizar entregas ou ainda, no caso de outros tipos de transporte, como no caso do fretamento chegar tardiamente no destino final.

Se você não está entendendo muito bem o que acabamos de falar, não se preocupe! No artigo de hoje vamos mostrar detalhadamente tudo que você precisa saber sobre a roteirização, os diferentes tipos de roteirização, os métodos e estratégias de como roteirizar e porque as operações de transporte devem empregar essa tecnologia.

Hoje, vamos falar sobre:

  • O que é roteirização de transporte?
  • Qual a finalidade da roteirização?
  • O que é um software roteirizador?
  • Como a roteirização funciona?
  • Quais os benefícios da roteirização?
  • Melhor aproveitamento do tempo
  • Melhor trafegabilidade
  • Satisfação de clientes e usuários de transporte
  • Longevidade da frota
  • Redução de custo com abastecimento
  • Uso eficiente de recursos
  • Aumento da produtividade
  • Quais tipos de roteirização existem?
  • Roteirização estática
  • Roteirização dinâmica
  • Roteirização estratégica: como fazer?

O que é roteirização de transporte?

A roteirização é o processo que busca definir as melhores rotas de circulação de veículos, que podem envolver entrega e coleta de mercadorias ou produtos, transporte de pessoas e outras necessidades logísticas como, por exemplo, a utilização de veículos de frotas empresariais.

A roteirização permite que as empresas criem rotas estratégicas, ou seja, rotas mais eficientes em termos de custos, nível de serviço e redução do tempo de deslocamentos e paradas, o que impacta diretamente na satisfação dos clientes.

Mas, qual é a finalidade da roteirização?

Qual a finalidade da roteirização?

A roteirização objetiva criar as melhores rotas com a finalidade de aprimorar a circulação de veículos. Desse modo, é possível reduzir custos com abastecimento e manutenção veicular, aprimorar o nível de serviço prestado ao cliente, reduzir a emissão de poluentes da frota, assim como o tempo gasto para realizar entregas e deslocamentos.

Além disso, a roteirização simplifica a rotina dos motoristas e demais funcionários, trazendo mais comodidade, rapidez e uma maior previsibilidade na circulação dos veículos e no cumprimento das demandas habituais da gestão de frota.

E claro, a roteirização viabiliza melhores índices de produtividade nas empresas, o que impacta não somente a satisfação de clientes e usuários de transporte corporativo, mas os processos que direta ou indiretamente dependem da logística de transporte.

A roteirização permite criar rotinas produtivas ágeis e absolutamente focadas nas demandas previstas para determinado dia, dessa forma, traduzindo-se em um importante diferencial competitivo.

Tudo isso é possível com os mecanismos e tecnologias do software roteirizador. Mas, como funciona um software roteirizador?

O que é um software roteirizador?

O software roteirizador ou simplesmente roteirizador é uma ferramenta responsável pela criação de rotas otimizadas, isto é, pelo planejamento e composição das viagens e itinerários.

Muitas pessoas estão habituadas a utilizarem aplicativos como Google Maps e Waze que, nada mais são que sistemas roteirizadores. Esses sistemas garantem melhores trajetos, pois levam em consideração o trânsito e o deslocamento em tempo real, seja a partir de veículos ou outros modais logísticos, como as bicicletas, por exemplo.

Todavia, esses aplicativos são roteirizadores de primeira geração, não sendo suficientes quando se pensa nas demandas de uma empresa que em um único dia devem realizar dezenas ou até mesmo milhares de entregas, além de gerenciar diversos veículos diferentes.

Os sistemas mais complexos de roteirização, que comportam as demandas complexas e recorrente das empresas, atuam em conjunto com outras tecnologias como o monitoramento, o rastreamento e a telemetria, o que permite aos gestores tomarem decisões rápidas e perfeitamente alinhadas às necessidades operacionais da organização.

Como a roteirização funciona?

O conceito e a lógica por trás da roteirização são muito simples, isto é, a roteirização consiste na definição da melhor rota entre um ponto X e um ponto Y, observando alguns parâmetros, como:

  • Limitação de horários de circulação;
  • Condição das vias;
  • Segurança das rotas;
  • Proteção e integridade dos motoristas;
  • Pontos de parada ao longo do itinerário.

Certamente, se você já planejou alguma viagem de carro, seguramente, sabe muito bem como esse processo funciona. Você realizou verificações para garantir que trafegaria pela melhor rota e no menor tempo possível, tudo isso visando economizar combustível e trafegar por uma rota estruturada (sem tantos buracos) e segura.

A base da roteirização é exatamente a mesma, contudo, o processo é mais complexo, afinal, além de alinhado com as necessidades dos clientes e do mercado, envolve mais tecnologias e ações estratégicas.

É exatamente neste contexto, que sistemas de ponta, como o iTransport atuam. Muitas das funções são automatizadas o que permite estabelecer um processo fluído, claro e altamente eficaz.

Quais os benefícios da roteirização?

A roteirização oferece muitos benefícios às empresas, de ordem financeira e operacional. Além disso, a roteirização ajuda as empresas a reduzirem a emissão de poluentes de suas frotas. Mas, não são somente esses os benefícios da roteirização.

Melhor aproveitamento do tempo

Com rotas otimizadas em mãos, tanto motoristas como gestores garantem maior rapidez e qualidade na realização de entregas, coletas e demais prestações de serviço. A gestão de tempo, sobretudo, a redução da ociosidade, também é alcançada.

Além disso, por otimizar os trajetos utilizados e as sequências de roteiros, o tempo de entrega das mercadorias ou sua coleta será reduzido o que, consequentemente, aumentará a satisfação dos clientes.

Melhor trafegabilidade

A roteirização auxilia os motoristas a evitarem vias com trânsito pesado, além de regiões de fluxo intenso, apontando caminhos alternativos dentro de parâmetros de eficiência e alto desempenho.

Satisfação de clientes e usuários de transporte

Como a roteirização otimiza a circulação criando as rotas mais rápidas, os clientes receberão seus produtos sempre no menor tempo possível. Isso, sem dúvida, é um fator que promove, continuamente, a satisfação dos consumidores.

Da mesma forma, empresas que utilizam a roteirização no transporte fretado para transportarem os funcionários, aumentam o engajamento do serviço e a satisfação dos usuários que sempre terão a disposição os melhores e mais eficientes trajetos.

Longevidade da frota

A roteirização pode identificar a condição das vias ao longo de uma determinada rota, assim, livrando o veículo de trafegar por esses lugares. Além disso, como os veículos circularão somente o necessário, custos com manutenção serão reduzidos e, ao mesmo tempo, a vida útil da frota será prolongada.

Redução de custo com abastecimento

Circular somente o necessário é fundamental para manter os custos com combustíveis o mais baixo possível, principalmente em nosso país, onde os derivados do petróleo sofrem com a oscilação de preços.

A roteirização contribui diretamente com a redução e o controle de custos com combustíveis, contribuindo para reduzir os custos logísticos das operações com transporte e controlá-los no curto, médio e no longo prazo.

Uso eficiente de recursos

O nível de atendimento às demandas de sua frota poderá aumentar, principalmente, na redução do tempo das entregas e no melhor aproveitamento da capacidade de carga dos veículos em uma mesma rota.

Aumento da produtividade

Um software roteirizador pode contribuir diretamente no dimensionamento de sua frota, indicando a necessidade de adquirir ou se desfazer de alguns veículos. Além disso, o tempo das viagens, como já mostramos, será reduzido, o que permitirá reduzir custos com horas extras.

Quais tipos de roteirização existem?

Existem dois tipos de roteirização, a roteirização estática e a dinâmica.

Roteirização estática

A roteirização estática ocorre antes dos veículos saírem da garagem, ou seja, as rotas não mudam após o início do trajeto. Contudo, isso não quer dizer que os veículos não possam sair do roteiro, até porque imprevistos podem acontecer.

Todavia, no caso da roteirização estática, os eventuais desvios de rota não são, posteriormente, incluídos no planejamento de rotas.

Roteirização dinâmica

A roteirização dinâmica atua em cima das falhas, imprevistos e desvios que podem acontecer ao longo de uma determinada rota. Quando os veículos saem para atender alguma demanda, a depender do que ocorrer no caminho, a rota pode ser reconstruída e reajustada em tempo real.

Dessa forma, a roteirização auxilia os motoristas a evitarem vias com trânsito pesado, além de regiões de fluxo intenso, apontando caminhos alternativos com base em parâmetros de alto desempenho operacional.

Roteirização estratégica: como fazer?

Para criar um processo permanente e eficiente de roteirização, é fundamental recorrer às tecnologias. No mercado de soluções para o gerenciamento de frota existem muitas soluções. Nosso software, o iTransport, conta com a roteirização e diversos outros mecanismos muito importantes para gestão de transporte. 

Dessa forma, através da utilização de um bom software, sua organização criará um processo permanente e seguro de roteirização e, sem dúvidas, colherá os benefícios a curto, médio e longo prazo.

Conclusão

Para tornar a gestão de transporte cada vez mais estratégica, é fundamental utilizar tecnologias próprias para o gerenciamento de transporte. Como mostramos, a roteirização é uma tecnologia imprescindível para qualquer operação.

Agora que você aprendeu mais sobre a roteirização, qual sua importância, como fazê-la e porque utiliza-la em uma operação de transporte, descubra tudo sobre as diferenças entre a gasolina comum e a aditivada.

Postagens Recentes