Como gerenciar o transporte de funcionários?

O transporte corporativo é um modelo cada vez mais presente no dia a dia das corporações, principalmente, as de médio e grande porte. É modelo de transporte utilizado pelas empresas para realizar o deslocamento (ida e volta) dos funcionários até o trabalho com mais conforto e pontualidade.

Diante disso, no artigo de hoje, mostraremos o que as organizações que adotam o modelo supracitado podem fazer para gerenciar adequadamente a logística de funcionários da empresa.

Sendo assim, falaremos sobre:

  • Como funciona o transporte corporativo?
  • Porque o fretamento é vantajoso?
  • Ferramentas que ajudam na gestão

Como funciona o transporte corporativo?

O transporte fretado é um modelo muito utilizado hoje em dia pelas organizações. Ele consiste na terceirização do transporte. A empresa contrata (freta) alguns ônibus ou veículos similares, como os micro-ônibus, por exemplo, para transportarem os funcionários, tanto na ida como na volta do trabalho.

Contudo, não basta simplesmente contratar alguns veículos e pronto. É necessário gerenciar todo o processo, criando os pontos de embarque e desembarque, definindo os itinerários e os horários de circulação, assim como as rotas, além de definir outros parâmetros importantes, como a política de transporte, por exemplo.

Do contrário, a operação será onerosa, deficiente e problemática e a empresa não colherá todos os benefícios proporcionados pelo transporte fretado de funcionários. Mas, por que o fretamento é vantajoso para as empresas?

Porque o fretamento é vantajoso?

O transporte fretado oferece muitos benefícios para as empresas. Todavia, nos ateremos a três grandes vantagens do fretamento corporativo.

Maior eficiência produtiva

A alta taxa de ocupação do transporte público (superlotação) e os altos índices de congestionamento nos grandes centros urbanos, são razões que desgastam e desanimam qualquer pessoa.

Naturalmente, estes fatores influenciam a produção, já que os profissionais que utilizam o transporte público, além do desgaste físico, são afetados pelo cansaço. Ademais, o trânsito impacta diretamente a empresa, podendo causar atrasos e influenciar a produtividade.

Ao implementar o transporte fretado esses problemas diminuirão substancialmente, a produtividade tenderá a melhorar e a pontualidade sempre será um aspecto continuamente apreciado pelo transporte fretado.

Qualidade de vida e sociabilidade

Os funcionários que usam o transporte fretado como meio de condução até o trabalho têm mais tranquilidade, bem-estar, conforto, segurança e usufruem de diversos outros benefícios.

Além do mais, conseguem aproveitar melhor seu tempo exercendo outras atividades como leitura, estudos, navegação na internet e, até mesmo, a socialização com os colegas durante o percurso. Outro ponto extremamente positivo é que as pessoas saem de casa tendo a certeza de que chegarão ao trabalho da mesma forma que se arrumaram.

Controle racionalizado

Muitas empresas que utilizam plataformas de gestão, têm acesso, por meio de seus departamentos de recursos humanos, aos indicadores de frequência, visto que integra RH, controle de acesso ou equivalente.

Sendo assim, o transporte fretado permite tratar imediatamente eventos que produzam alterações na ocupação dos veículos bem como nas rotas de transporte em uso, resolvendo a ociosidade e outros problemas que possam surgir.

Ferramentas que ajudam na gestão

Para gerenciar adequadamente a estrutura logística do transporte fretado de sua empresa é muito importante implementar ferramentas tecnológicas, principalmente para lidar com a complexidade da operação e o volume de informações e dados gerenciados.

É necessário relembrar tudo o que está envolvido em uma operação, pois, como mostramos, o transporte fretado não se resume a contratar alguns veículos e transportar algumas pessoas. O fretamento corporativo, dentre outras coisas, envolve:

  • Conhecer os usuários do serviço (quem são, onde moram e em qual horário demandarão transporte);
  • Criar pontos de embarque e desembarque baseados na geolocalização dos usuários do serviço;
  • Definir uma política clara de atendimento aos usuários;
  • Criar as rotas e itinerários da operação e relacioná-los aos turnos da empresa;
  • Controlar o acesso aos veículos para verificar a regularidade de uso, a ociosidade, se os usuários estão nos veículos corretos e se estão em dia com o pagamento do benefício, dentre outras coisas;
  • Monitorar e rastrear os veículos durante o deslocamento;
  • Verificar como os motoristas se comportam durante os roteiros;
  • Dentre outros.

Por isso, é fundamental aplicar a tecnologia no processo pois, do contrário a gestão se tornará praticamente impossível. Nosso software para gestão do transporte fretado, o iTransport, conta com diversas funcionalidades embarcadas.

Por meio de nossa plataforma é possível roteirizar, monitorar o comportamento dos motoristas, verificar exatamente quem são os usuários a bordo, rastrear e monitorar os veículos e muito mais. Conheça nossa plataforma.

Conclusão

Gerenciar o dia a dia de uma operação de fretamento é uma tarefa muito desafiadora. Por isso, sem o auxílio das corretas ferramentas, será praticamente impossível administrar adequadamente a logística de funcionários de sua empresa.

Agora que você aprendeu mais sobre como gerenciar adequadamente a logística de funcionários de uma empresa, descubra tudo sobre o que é dropshipping, como o modelo funciona, quais são suas vantagens, desvantagens e porque ele está em crescimento.

Postagens Recentes