Como capacitar os motoristas de sua operação?

Antigamente, quando as empresas contratavam novos motoristas, na maioria das vezes, as organizações não seguiam normas técnicas, nem tampouco, princípios jurídicos capazes de nortear boas decisões de contratação. Contudo, com o passar dos anos isso começou a mudar.

Além das empresas buscarem constantemente o aprimoramento de suas atividades e processos, em 2015, com a criação da Lei do Motorista (13.103, de 2 de março) que regulamenta o exercício dessa profissão e outros aspectos profissionais como a jornada de trabalho, a função passou a ser estratégica e muito importante para as empresas.

Todas essas mudanças refletem o reconhecimento do valor estratégico das políticas de segurança implementadas pelas empresas, além da alta competitividade do mercado.

Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre a importância do treinamento dos motoristas e o valor desse processo na gestão do transporte de passageiros. 

Hoje, abordaremos:

  • Qual a importância dos treinamentos?
  • Quais habilidades devem ser aprimoradas?
  • Como gerenciar o dia a dia dos motoristas?

Qual a importância dos treinamentos?

Além das questões relacionadas ao desempenho das equipes, há uma demanda recorrente por segurança, qualidade e agilidade nos transportes. Todos esses fatores, somados, interferem diretamente na competitividade.

Ademais, os motoristas, em alguns sentidos, são promotores das marcas nas ruas, já que o comportamento deles ao volante influencia a formação de opinião sobre as empresas que eles representam.

O fator custo, também é outro fator que deveria fazer os gestores treinarem recorrentemente os motoristas, uma vez que é mais barato treinar os motoristas do que contratar novos colaboradores para as mesmas funções.

Por fim, quando os motoristas são devidamente treinados e adquirem novos conhecimentos os passageiros são beneficiados diretamente com isso, uma vez que serão transportados com mais segurança, conforto e tranquilidade.

Mas, quais são as habilidades que os motoristas deveriam aprimorar?

Quais habilidades devem ser aprimoradas?

Quatro grandes áreas no desempenho da atividade dos motoristas devem sempre passar por análises e, com alguma recorrência, os motoristas devem receber treinamentos nesse sentido. Essas quatro grandes áreas, são:

  1. Direção defensiva
  2. Ética profissional
  3. Noções de manutenção
  4. Saúde e bem estar

1. Direção defensiva

A segurança nas estradas requer muita responsabilidade e consciência dos motoristas. É fundamental que os motoristas sejam prudentes nas decisões que tomam a bordo, visando a segurança dos passageiros e a integridade dos veículos, além de sua própria vida. Justamente por isso, a direção defensiva é indispensável.

Em 2005, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determinou que a formação de condutores deveria incluir a temática “direção defensiva” em sua carga horária, visando, justamente, a criação de um trânsito mais seguro.

Direção defensiva, de forma simples é a melhor maneira de dirigir e se comportar no trânsito, reconhecer antecipadamente as situações de perigo, prever as consequências e tomar as melhores decisões com vistas a segurança e saúde de todos os envolvidos no trânsito.

Sendo assim, é fundamental treinar os motoristas nessa perspectiva, pois, agindo dessa forma, eles reduzirão grandemente as chances de acidentes ocorrerem, o que pode ceifar vidas e destruir o patrimônio das organizações.

2. Ética profissional

É importante deixar claro o que estamos chamando de ética. Neste artigo, estamos seguindo a definição do dicionário Michaelis, que diz que ética é um “conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade”.

Diante do exposto, e aplicando o conceito à prática profissional dos motoristas, é extremamente aconselhável que os motoristas evitem determinados comportamentos como, por exemplo, proferir determinadas palavras, iniciar conversas inapropriadas e desrespeitar os passageiros.

Além disso, é importante que as empresas treinem os motoristas para saberem lidar com as adversidades do dia a dia, o estresse do trânsito e a convivência com os passageiros que, muitas vezes, nem sempre é fácil.

3. Noções de manutenção

Os ônibus e demais veículos usados pelas empresas saem de fábrica com diversos recursos tecnológicos, de conectividade e telemetria. Mesmo assim, é importante que os motoristas tenham conhecimento acerca dos problemas que podem acontecer com os veículos.

Dessa forma, será mais rápido e fácil diagnosticar os problemas, resolver as demandas mecânicas dos veículos e fazê-los circular novamente no menor tempo possível, evitando prejuízos financeiros e operacionais.

Além disso, como extensão dos conhecimentos de manutenção, é interessante que os motoristas aprendam a operar determinados sistemas de gestão de transporte utilizados pelas empresas que utilizam recursos a bordo e, portanto, dependem de certos comandos para funcionarem como devem.

4. Saúde e bem estar

Essa é uma área muito importante para o exercício profissional dos motoristas e que deve sempre ser acompanhada pelas empresas. É importante que as organizações conscientizem os motoristas a adotarem um estilo de vida mais saudável, a praticarem exercícios físicos, a não consumirem substâncias ilícitas, a não fazerem uso de remédios e substâncias que os façam ficar acordados artificialmente e, principalmente, consumirem alimentos saudáveis.

Assim, os motoristas terão um melhor desempenho, e isso protegerá os passageiros, a vida dos próprios motoristas e o patrimônio das empresas. Por isso, é muito importante que as organizações forneçam treinamentos nesse sentido com alguma recorrência.

Como gerenciar o dia a dia dos motoristas?

Para que as empresas consigam gerenciar o desempenho dos motoristas de forma global e, especificamente, de acordo com as quatro áreas que listamos acima, é muito importante que sejam estabelecidos indicadores, assim, será mais fácil obter todas essas informações.

Os indicadores informam aos gestores o que está acontecendo com a operação. Por isso, para que haja um acompanhamento diário da performance dos motoristas é imprescindível que sejam criados e estabelecidos indicadores de desempenho.

Por fim, ao realizar um acompanhamento correto, será possível verificar a demanda por novos treinamentos, quais áreas os motoristas precisam reforçar habilidades ou onde precisam adequar comportamentos.

Conclusão

Como mostramos, é muito importante que os motoristas recebam treinamentos, além de terem seu desempenho monitorado pela empresa, através de indicadores que realmente provenham informações relevantes para a organização.

Agora que você aprendeu sobre a importância de treinar e acompanhar o desempenho dos motoristas, descubra tudo sobre como abandonar as planilhas e digitalizar de vez sua operação de transporte.

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