Gestão manual: problemas e riscos

Apesar do avanço tecnológico, muitas empresas ainda insistem em adotar a gestão manual. Segundo dados do SEBRAE, 43% das empresas ainda fazem gestão manual, utilizando cadernos e folhas de papel para administrar suas atividades.

De fato, a gestão manual foi uma ótima ferramenta para muitas empresas, mas, isso ficou no passado. Hoje em dia, diante de cenários cada vez mais competitivos, as empresas devem implementar um processo gerencial mais moderno e eficiente.

Pensando nisso, no artigo de hoje, mostraremos os problemas da gestão manual, qual a importância de digitalizar a gestão de uma operação e porque as empresas devem fazer isso o quanto antes.

Hoje, falaremos sobre:

  • O que é gestão manual?
  • Quais os problemas da gestão manual?
  • Por que digitalizar a gestão?

O que é gestão manual?

Gestão manual é um método tradicional de gestão onde a organização das informações, dados, tarefas e processos se dá com recursos físicos, como papel, caneta, planilhas, agendas, dentre outros.

Em linhas gerais, o armazenamento e a manipulação dos informes ocorrem manualmente. Neste sentido, existe uma grande dependência de documentos físicos, há lentidão nos processos, limitação de acesso à informação, risco de perda de dados e grande dificuldade em realizar análises e estudos mais profundos.

Mas, os problemas não se limitam apenas aos citados.

Quais os problemas da gestão manual?

Empresas que ainda utilizam a gestão manual, estão sujeitas a diversos problemas, dentre os quais, podemos citar:

  • Erros e retrabalhos;
  • Lentidão na tomada de decisões;
  • Desorganização no controle de custos;
  • Problemas graves com a segurança da informação;
  • Dificuldade em automatizar e escalar processos.

Por que digitalizar a gestão?

A tecnologia tem um papel muito importante nas empresas de transporte, principalmente para quem tem frotas pequenas e médias e deseja crescer de forma estruturada. Utilizar ferramentas de gestão, como os softwares para gestão de transporte é um caminho muito importante.

Mas, antes de implementar um sistema gerencial, é importante:

  • Identificar as necessidades e falhas da operação;
  • Informar e preparar a equipe para as mudanças;
  • Fornecer treinamentos e estudos para os funcionários;
  • Escolher as ferramentas certas;
  • Implementar as novas soluções de forma gradual;
  • Acompanhar os resultados de perto.

Certamente, ao realizar estes passos antes de implementar em definitivo um sistema de gestão, uma organização desfrutará de mudanças significativas em sua administração, agregando segurança, eficiência e controle no dia a dia de sua operação.

Conclusão

Digitalizar uma operação é um processo desafiador, que envolve compromisso e engajamento em uma organização. Todavia, apesar dos desafios, a digitalização da gestão é fundamental para qualquer empresa que queira ter eficiência e resultados constantes.

Agora que você aprendeu mais sobre a importância da digitalização e porque uma organização deve fazer isso com urgência, descubra tudo sobre o CONTRAN, o que é, sua importância e função para logística nacional.

Postagens Recentes