Porque contratar um software para gerenciar o transporte fretado?

Por mais que os benefícios financeiros de uma vaga ainda ocupem o cerne das aspirações de qualquer profissional e são determinantes na decisão de aceitar ou não uma proposta de emprego, outros fatores continuam sendo importantes na hora de decidir trabalhar em uma nova empresa ou continuar em uma organização.

A qualidade de vida, cada vez mais, ganha posições importantes no rol de “benefícios” que uma vaga oferece. Enfrentar longos congestionamentos e se desgastar no trânsito, seguramente, são aspectos que todo profissional leva em consideração, afinal, chegar estressado no trabalho, além de contraproducente, é desanimador e cansativo.

Diante disso, muitas empresas têm oferecido o transporte fretado como forma dos colaboradores se deslocarem de suas casas até os locais de trabalho. Contudo, a questão não é simplesmente oferecer o benefício, mas torná-lo eficiente e vantajoso também para a organização.

Pensando nisso, no artigo de hoje, listamos cinco realidades presentes em muitas operações de transporte fretado que deveriam levar as empresas a contratarem softwares para gestão do transporte fretado, tornando o benefício estratégico, produtivo e eficiente.

Hoje, falaremos sobre:

  • Administrar linhas, turnos e passageiros
  • Como tomar boas decisões?
  • Criação de rotas
  • Como os motoristas se comportam?
  • Quem são os usuários?

Administrar linhas, turnos e passageiros

Em uma mesma empresa trabalham pessoas que residem em diferentes partes de uma cidade. Além disso, muitas empresas possuem operações em regiões afastadas dos grandes centros urbanos, o que, por si só, demanda um planejamento de transporte fretado assertivo e atento às realidades da organização.

Na teoria, todo mundo sabe disso. Acontece que na prática, sem a correta gestão, isso se torna um enorme problema. Pense em uma empresa que transporta mil funcionários diariamente. Como saber quem são os colaboradores? Onde eles moram? Como criar rotas adequadas para atendê-los? Em quantos turnos estão divididos? Será que vale a pena deslocar o fretado para buscar apenas um funcionário? Como saber quem são os usuários do benefício e se eles estão embarcando nos pontos que deveriam embarcar? Enfim, sem um software será impossível alcançar eficiência operacional, acredite!

Como tomar boas decisões?

Como tomar boas decisões se não existem dados disponíveis e claros a respeito do que acontece em uma operação? Pois é, impossível. Para otimizar a operação, resolver problemas, reduzir custos e fornecer um bom nível de serviço aos usuários é fundamental que se conheça detalhadamente o que acontece na operação.

Sendo assim, a única forma de monitorar o comportamento dos usuários e motoristas, mapear as rotas dos veículos e controlar o fluxo de passageiros é utilizando um software gerencial.

Nosso software para transporte freado, o iTransport Fretado, fornece inúmeros relatórios que suportarão em todas as pontas suas decisões, fornecendo dados seguros e confiáveis a respeito de sua realidade operacional.

Criação de rotas

Um dos aspectos mais importantes de uma operação de transporte é a criação de rotas. No transporte fretado isso não é diferente. Sendo assim, como uma empresa pode ter certeza que as rotas definidas são, realmente, as melhores em termos de economia e rapidez?

Além disso, deve-se levar em conta a dispersão geográfica dos usuários do benefício, ou seja, em um determinado bairro, por exemplo, existem muitos colaboradores que serão atendidos. Diante disso, como criar os melhores pontos de embarque? Afinal, não é viável que os usuários caminhem por cinco quilômetros até o ponto de embarque. 

Enfim, são muitos aspectos que sem as corretas tecnologias não serão eficientes, muito pelo contrário, causarão problemas, estresse e perdas financeiras para a organização. 

Como os motoristas se comportam?

Será que os motoristas estão usando os veículos para realizarem atividades pessoais? Eles realmente cumprem as rotas definidas no planejamento de viagens? Eles exageram nas acelerações? Quando estão almoçando, ligam o veículo e deixam o ar condicionado ligado por horas para se refrescarem ou, em dias frios, para se aquecerem? Como obter essas informações e porque elas são importantes?

Obter essas informações é necessário porque esses fatores estão diretamente ligados ao nível de serviço, ao custo da operação e à segurança dos usuários e dos próprios motoristas. 

Quando se conhece o que ocorre nos trajetos de ida e volta até a empresa, tem-se informações precisas para tomar decisões importantes e alcançar objetivos relevantes como economizar combustível, prolongar a vida dos componentes mecânicos do automóvel, reduzir ou evitar infrações de trânsito, otimizar o nível de serviço e, até mesmo, criar programas que beneficiem os bons motoristas.

Quem são os usuários?

Quem são os usuários do serviço de transporte fretado? Por se tratar de um benefício, como realizar o controle dos pagantes e daqueles que não deveriam usufruir do benefício? Os usuários embarcam nos pontos que deveriam? Enfim, são muitos aspectos que precisam ser respondidos. 

Controlar o acesso dos usuários é um aspecto muito importante, pois, dessa forma as empresas terão condições de conhecer a taxa de ocupação dos veículos, quem são os usuários e se o planejamento de embarque e de linha está sendo cumprido.

Assim, correção de problemas, otimizações diversas e redução dos custos de operação poderão ser alcançados, o que tornará o processo eficiente e, do ponto de vista estratégico, adequado. 

Conclusão

As operações de transporte fretado que querem ter eficiência, invariavelmente, devem contratar um bom sistema, afinal, controlar toda a operação com planilhas de Excel não é viável, facilita erros e ingerências.

Agora que você aprendeu mais sobre os motivos que deveriam levar gestores a contratarem sistemas para gerenciarem suas demandas de fretado, descubra tudo sobre como aumentar a segurança da sua frota.

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