Monitoramento na gestão de frotas: tecnologias importantes
Ter controle sobre uma operação de transporte é um fator fundamental e está diretamente relacionado aos resultados de um departamento ou empresa, caso seja este o core business do negócio. Por isso, é muito importante que as empresas monitorem constantemente os acontecimentos e rotinas da operação.
Pensando nisso, no artigo desta semana, mostraremos a importância do monitoramento em uma operação logística, além de apresentarmos 5 tecnologias importantes que podem ser utilizadas para realizar este acompanhamento.
Sendo assim, falaremos sobre:
- O que é monitoramento?
- Quais tecnologias são utilizadas para realizar o monitoramento?
- Telemetria
- GPS (Sistema de Posicionamento Global)
- Sensores
- Câmeras de vigilância
- Sistemas de gestão
O que é monitoramento?
O monitoramento é o processo que visa acompanhar as etapas envolvidas na movimentação de um veículo, incluindo sua preparação, deslocamento propriamente dito e seu regresso ao ponto de partida.
O monitoramento logístico serve para assegurar maior controle sobre a operação, agregando eficiência e segurança à movimentação dos veículos. Isso ajuda as organizações a garantirem o cumprimento dos prazos, além de identificar possíveis problemas, gargalos ou falhas no transporte.
Quais tecnologias são utilizadas para realizar o monitoramento?
Ter controle direto de uma operação é muito importante para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, o monitoramento é um recurso estratégico muito importante. Mas, como as empresas podem realizá-lo?
Telemetria
A telemetria é uma tecnologia de medição remota, isto é, a telemetria coleta remotamente as informações de um veículo, transmitindo-as para um sistema para que possam ser analisadas e interpretadas, o que contribui diretamente na tomada segura de decisões.
A telemetria veicular simplifica o processo de tomada de decisão, além de reduzir o tempo de análise dos gestores de frota, o que contribui para o desenvolvimento rápido de estratégias, resolução de problemas e ganhos de eficiência.
GPS (Sistema de Posicionamento Global)
Talvez a mais conhecida tecnologia utilizada para monitorar seja o GPS, afinal, ele oferece ao gestor grande precisão a respeito da localização de um veículo. Seu funcionamento se dá por meio de satélites, que enviam sinais de localização para os dispositivos (hardware) instalados nos veículos.
Assim, os gestores conseguem ter grande controle sobre o que está acontecendo na operação, se um veículo está cumprindo o trajeto previsto, se está desviando, além de permitir que ajustes sejam realizados de forma imediata.
Sensores
Os sensores são tecnologias mais modernas, normalmente utilizados para garantir a integridade dos produtos em transporte. É muito comum em determinados contextos logísticos, que movimentam cargas sensíveis, perecíveis e até mesmo produtos químicos.
Esses sensores são utilizados para monitorarem a temperatura da carga, umidade, pressão e condicionamento. Caso haja alguma variação que possa comprometer a carga, o sistema informa à equipe responsável, que pode intervir com rapidez e resolver o problema.
Câmeras de vigilância
Ninguém escapa de uma câmera. Brincadeiras à parte, as câmeras são instaladas nos veículos para monitorarem as cargas, o comportamento dos motoristas e as condições ao redor dos veículos.
Essas câmeras registram tudo em tempo real, como desvios não programados de rota, colisões, roubos, comportamentos inadequados do motorista e demais incidentes, o que permite que os gestores intervenham sempre que necessário.
Sistemas de gestão
Os sistemas de gestão integram todas as tecnologias (ou quase todas) em um único painel de controle, permitindo que a equipe tenha uma visão global e atualizada da operação, as condições de circulação, o comportamento dos motoristas, a localização do veículo e eventos relacionados com a carga.
Como os dados estão centralizados, as decisões podem ser tomadas com precisão, agilidade e eficiência. Além disso, esses sistemas produzem uma vasta gama de relatórios, que contribuem para uma análise otimizada e recorrente da operação.
Conclusão
As empresas só podem conhecer suas operações se realmente existir controle e monitoramento. Do contrário, não será possível obter dados reais e realmente importantes do dia a dia de suas atividades.
Agora que você aprendeu mais sobre o monitoramento e como as empresas podem fazê-lo, descubra tudo sobre o reconhecimento facial na gestão de frotas, sua importância e como as empresas podem implementá-lo em suas operações.