Pontos de embarque e desembarque: como definí-los?
Os pontos de embarque e desembarque em uma operação de transporte fretado são muito importantes em termos logísticos e, de igual modo, no conforto dos passageiros. Neste sentido, no artigo de hoje, mostraremos a influência da distância percorrida até os pontos no conforto do passageiro.
Sendo assim, falaremos sobre:
- Como definir os locais de embarque e desembarque de passageiros?
- Como os pontos de embarque e desembarque afetam o conforto dos passageiros?
Como definir os locais de embarque e desembarque de passageiros?
Os pontos, quer de embarque ou desembarque, são fatores muito importantes em uma operação de transporte fretado. Isso se deve ao fato de que os pontos devem estar em locais de fácil acesso, seguros e contemplem a otimização logística da operação desenhada na fase de planejamento de rotas.
Sendo assim, é importante que as empresas conheçam a realidade geográfica (onde moram) dos usuários de transporte, bem como a região de circulação do veículo, para conseguirem definir de forma assertiva a localização dos pontos.
Diante disso, é importante que as empresas:
- Conheçam o custo por usuário de transporte;
- Agrupem usuários em um mesmo ponto;
- Avaliem a disponibilidade de transporte em uma dada região;
- Criem uma política de transporte.
Esses fatores são importantes para confirmarem a real demanda de uma operação. Saber o custo por usuário de transporte é importante para avaliar os gastos financeiros com a criação dos pontos, afinal, dependendo da demanda, não é vantajoso para empresa disponibilizar o serviço de fretamento para determinadas regiões.
Além disso, ter uma política clara e bem documentada, é importante para, dentre outros aspectos, definir a distância máxima que cada funcionários poderá percorrer até o ponto de embarque.
Como os pontos de embarque e desembarque afetam o conforto dos passageiros?
A localização de um ponto pode afetar o conforto e a segurança dos passageiros de algumas maneiras, dentre as quais, destacamos:
- Cansaço, devido à distância percorrida;
- Bem estar dos colaboradores (sudorese e acúmulo de sujidades nas roupas);
- Segurança dos funcionários (infelizmente algumas regiões possuem alto índice de violência, principalmente, roubo e furto);
Sendo assim, é importante que as empresas tenham de forma clara na política de transporte tais informações, justamente para criarem os pontos em locais que privilegiem os funcionários e, da mesma forma, a organização.
Em algumas situações, onde for permitido às organizações, é possível utilizar pontos de transporte público já existentes para realizarem o embarque ou desembarque de seus funcionários.
Conclusão
Planejamento é sempre uma palavra importante. Planejar uma operação de transporte para que ela seja eficiente e tenha os menores custos possíveis, um bom nível de serviço aos usuários e auxilie a organização nos índices de produtividade é um grande desafio.
Por isso, além de conhecer a operação, é fundamental utilizar tecnologias específicas para essa situação. Nossa plataforma de gestão de transporte, o iTransport, pode ser seu grande aliado neste desafio.
Agora que você aprendeu mais sobre como os pontos de uma operação afetam o conforto dos passageiros, descubra tudo sobre porque é importante analisar as inconformidades em um itinerário.