Transporte de funcionários: quais são as opções existentes?

Transporte de funcionários, quais são as opções possíveis para essa necessidade das empresas? No artigo de hoje vamos mostrar os principais modelos que uma organização pode adotar para realizar o transporte de seus colaboradores.

Hoje, vamos falar sobre:

  • Transporte público tradicional
  • Transporte por aplicativos
  • Transporte pessoal
  • Transporte Fretado

Transporte público tradicional

O regime jurídico que regulamenta as relações de trabalho no Brasil, principalmente aplicado aos profissionais contratados em regime CLT, determina que todo profissional deve receber auxílio vale-transporte para cobrir os custos relacionados com seu deslocamento até o trabalho.

Fato é que existem outras opções de transporte de funcionários que uma empresa pode adotar. Mas, realmente, o mais comum é o transporte público. Essa certamente é uma das opções mais utilizadas pelas empresas e seus funcionários, sendo necessário que os colaboradores comprovem a necessidade de receberem o benefício.

Escrevemos um artigo completo e detalhado sobre como calcular o valor do vale-transporte, além de explicar outros aspectos relacionados a este famigerado benefício corporativo. Clique aqui e aprenda mais sobre isso!

Transporte por aplicativos

Com a modernização logística, novos modais de transporte foram surgindo. O transporte por aplicativos é um apropriado exemplo desta evolução. Muitas empresas, dependendo de onde o colaborador mora, oferecem o transporte por aplicativo para levá-lo até a organização, principalmente, se a distância entre sua residência e a empresa for pequena.

Além disso, este tipo de transporte permite que a empresa tenha um controle maior sobre as viagens, já que cada aplicativo requer que os beneficiários estejam devidamente cadastrados em sua base de operação.

Transporte pessoal

Além das opções mostradas, existe a opção dos funcionários utilizarem seus próprios veículos para chegarem a empresa. Ao invés de receberem vale-transporte, é possível estabelecer um acordo para que seja pago o vale-combustível.

Contudo, como esse auxílio não é previsto em lei, a organização não pode realizar nenhum desconto na folha de pagamento, por isso, essa opção requer estudo e a realização de um acordo com os funcionários, como pontuamos.

Transporte Fretado

O transporte fretado é uma das melhores opções, senão a melhor, para empresas afastadas dos grandes centros urbanos ou para as organizações que possuem muitos funcionários.

Esse tipo de transporte consiste na contratação de um terceiro que fornecerá os veículos adequados, assim como seus motoristas, para realizar o transporte dos colaboradores da sua empresa.

Além disso, o transporte fretado surge com uma ótima alternativa para localidades onde o transporte público é extremamente ineficiente, desgastante e irritante.

Por fim, para alcançar eficiência operacional e redução de custos, e otimizar sua operação, é muito interessante contratar um software para gestão do transporte fretado, como o iTransport, que possui outras funcionalidades muito importantes como a roteirização, telemetria, rastreamento e monitoramento.

Conclusão

O transporte dos funcionários é um processo muito importante para qualquer empresa e que pode interferir no desempenho de sua equipe. Por isso, tomar essa decisão de forma cautelosa e estratégica é muito importante.

Agora que você aprendeu mais sobre as opções de transporte para os funcionários das empresas, descubra tudo sobre roteirização, o que é, qual sua importância, seus benefícios e porque as organizações devem utilizar essa ferramenta na logística empresarial.

Postagens Recentes