O que é um carro híbrido e como funcionam? Aprenda aqui!
O mercado automotivo mundial tem disponibilizado carros cada vez mais tecnológicos para os consumidores, no Brasil, essa realidade, ainda que incipiente, não é diferente. Carros híbridos e elétricos têm aparecido com cada vez mais frequência em nosso país. Mas, como um veículo híbrido funciona?
Pensando nisso, no artigo de hoje, falaremos sobre os carros híbridos, mostraremos como esses carros funcionam, as diferenças deles para os carros elétricos e algumas de suas vantagens.
Hoje, falaremos sobre:
- O que são carros híbridos?
- Como os carros híbridos funcionam?
- Quais as diferenças dos híbridos para os elétricos?
- Quais são as vantagens e desvantagens dos carros híbridos?
O que são carros híbridos?
Os carros híbridos são veículos que possuem dois sistemas de motorização: um movido a combustão e outro elétrico. Nos últimos anos os veículos híbridos têm ganhado mercado, principalmente devido ao esforço da indústria automotiva em desenvolver veículos sustentáveis e cada vez mais eficientes.
O grande objetivo destes veículos é reduzir o impacto ambiental das motorizações tradicionais, principalmente em termos de emissão de poluentes, além de otimizar o desempenho, entregar economia, autonomia e, como destacamos, sustentabilidade.
Mas, como os carros híbridos funcionam?
Como os carros híbridos funcionam?
Os veículos híbridos possuem duas motorizações, conforme mostramos, um motor a combustão interna e um motor elétrico. A atuação desses motores varia conforme a situação do veículo, o que é programado e gerenciado por um sistema eletrônico.
Em baixas velocidades, assim como em situações de frenagem, o motor elétrico é utilizado soberanamente, ou seja, sozinho. Todavia, em velocidades mais altas, em retomadas ou em circunstâncias de exigência, o motor a combustão é acionado.
Ambas tecnologias trabalham de forma conjunta, visando otimizar a eficiência do veículo, reduzir suas emissões e entregar uma experiência de direção adequada.
Quais as diferenças dos híbridos para os elétricos?
Os carros híbridos, como apontamos, combinam dois motores, um de combustão interna e um elétrico. No caso dos carros elétricos, eles utilizam exclusivamente um motor elétrico, alimentado por uma bateria que pode ser recarregada.
Os carros híbridos dependem de combustíveis fósseis (para a motorização a combustão), já os carros elétricos podem ser recarregados na tomada ou em estações de carregamento, como àquelas disponíveis em shoppings centers, por exemplo.
Quais são as vantagens e desvantagens dos carros híbridos?
Como tudo na vida, os carros híbridos possuem vantagens e desvantagens. Abaixo, listamos as principais vantagens:
- Entregam ótima eficiência energética, dada a combinação de motores e menor consumo de combustível;
- Emitem menos poluentes, quando comparados aos carros puramente a combustão;
- Entregam excelente potência;
- Se comparado aos carros puramente a combustão, são mais sustentáveis;
- Emitem menos ruídos, o que tende a tornar a experiência de condução menos irritante para algumas pessoas;
- Podem possuir incentivos fiscais.
Mas, quais são as desvantagens? Listamos as principais abaixo.
- Possuem preço de aquisição muito elevado;
- Em sua construção, utilizam materiais pouco sustentáveis;
- Possuem maior peso, afinal, comportam dois motores;
- Em condições severas de direção, a eficiência dos carros híbridos pode ser afetada.
Conclusão
O mercado automotivo tem visto veículos cada vez mais tecnológicos, mas, sob a perspectiva financeira, cada vez menos populares. Qual será o futuro deste mercado no Brasil e no mundo?
Agora que você aprendeu mais sobre o que são carros híbridos, como funcionam, suas vantagens e desvantagens, descubra tudo sobre como fazer um bom planejamento para uma operação de transporte fretado em 2024.