Distância de reação: qual a importância na gestão de frotas?
Um erro crasso muito comum no trânsito do Brasil, principalmente observado nas estradas, é dirigir grudado no motorista da frente. Somado a isso, o excesso de velocidade dificulta o tempo de reação do condutor o que, infelizmente, ocasiona acidentes e mortes.
Essa realidade é demonstrada em pesquisas e informes estatísticos. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, organização da sociedade civil de interesse público, 90% dos acidentes acontecem em virtude da desatenção ou negligência de motoristas. Essa realidade, também está presente na gestão de frotas.
Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre a importância da distância de reação, mostraremos seu conceito, quais fatores influenciam a decisão dos motoristas e como os gestores de frota e motoristas podem aumentar a segurança no trânsito.
Hoje, falaremos sobre:
- O que é distância de reação?
- Distância de segurança
- Conscientização de motoristas
O que é distância de reação?
Distância de reação é o percurso entre o início da frenagem de um veículo e sua efetiva parada. Quanto maior a velocidade de um veículo, menor será o tempo de reação do condutor o que, consequentemente, poderá causar mais acidentes.
É fundamental manter uma distância de segurança do veículo logo à frente, além de respeitar os limites de velocidade da via e, não menos importante, dirigir sempre com atenção.
Mas, qual é a distância segura para o veículo da frente?
Distância de segurança
Não existem leis que determinam uma distância mínima entre os veículos, afinal, o bom senso deve prevalecer. Mas, o recomendado é que o condutor deve ser capaz de visualizar, olhando por debaixo do carro à sua frente, os pneus dianteiros deste veículo.
Além disso, não custa salientar: é fundamental trafegar em uma velocidade segura, pois, esse é um dos principais fatores, senão o principal fator, que prolongará a distância de reação. Portanto, a prudência deve guiar o condutor acima de tudo!
Conscientização de motoristas
Na gestão de frotas é muito importante conscientizar os motoristas. Por mais simples que determinados treinamentos possam parecer, não é recomendado subestimá-los, pois, fornecer informações para os motoristas ainda continua sendo uma ótima ferramenta de aprimoramento e redução de acidentes no gerenciamento de transporte.
Além disso, investir em tecnologias é um ótimo caminho para aumentar a segurança da frota e acompanhar as decisões tomadas a bordo pelos motoristas. A telemetria, por exemplo, é uma ótima ferramenta. Por meio dela, os gestores poderão obter várias informações a respeito da conduta de cada motoristas.
Conclusão
Dirigir com cautela e prudência é fundamental para o dia a dia de uma operação de frota. Assim, além de usufruir adequadamente dos veículos da frota, os motoristas poderão desfrutar de um ambiente seguro e adequado, e as organizações, seguramente, colherão os benefícios de tudo isso.
Agora que você aprendeu mais sobre a importância da distância de reação, descubra tudo sobre quais são os principais custos na gestão de frotas, como otimizá-los, e porque é fundamental monitorá-los constantemente.