O que é rotograma?

Na hora de definir as rotas de uma operação, todo gestor de frota sabe que deve utilizar a roteirização para realizar o processo, afinal, a roteirização é uma ferramenta fundamental nessa etapa do planejamento logístico.

Contudo, muitos desconhecem o rotograma. Você já ouviu esse termo por aí? No artigo de hoje falaremos sobre o rotograma, mostraremos seu significado, sua função e como ele pode tornar o processo de criação de rotas ainda mais eficiente.

  • O que é rotograma?
  • Qual a função do rotograma?
  • Porque utilizar o rotograma?

O que é rotograma?

O rotograma é um processo preventivo que objetiva reduzir os riscos de acidentes, sinistros e demais eventos adversos prejudicais aos veículos, motoristas e cargas ao longo de uma rota. O rotograma aumenta a segurança de trafegabilidade dos veículos.

Além disso, o rotograma pode vir a ser um documento que reúne dados a respeito das rotas, servindo de base informativa histórica para ser consultado quando a organização for atualizar o plano de itinerários.

Mas, quais informações um rotograma possui?

Qual a função do rotograma?

Como mostramos, a principal função de um rotograma é aumentar a segurança logística de uma operação de transporte, principalmente no decurso das rotas. Sendo assim, um bom rotograma contempla os diferentes tipos de riscos que podem atrapalhar a circulação de um veículo. Dentre eles, destacamos:

  • Áreas sujeitas a deslizamentos e alagamentos;
  • Zonas com alto índice de violência (roubo e furto);
  • Áreas de aclive e declive;
  • Áreas sinuosas;
  • Trecho urbanos e rodoviários sem sinalização;
  • Curvas bruscas.

Um bom rotograma possui essas e outras informações, indicando áreas que necessitam de mais atenção, bem como uma lista de alternativas que os motoristas podem seguir em caso de determinadas ocorrências.

Porque utilizar o rotograma?

Como mostramos, o rotograma contribui diretamente com a segurança de uma operação de transporte. Além reduzir os riscos, ele ajuda os gestores a tomarem decisões conscientes, já que fornece uma análise minuciosa a respeito dos possíveis itinerários.

Sendo assim, o rotograma é uma ferramenta preventiva muito útil, pois, além de contribuir diretamente com a prevenção de acidentes, sinistros e roubos, aumentando a segurança das rotas, ele protege de forma perene o patrimônio das organizações e a vida dos motoristas.

Conclusão

Ter vários rotogramas em mãos das rotas mais utilizadas pela empresa é uma ótima ferramenta para tomar decisões. Além disso, o rotograma é um ótimo mecanismo de segurança patrimonial a longo prazo.

Agora que você aprendeu mais sobre a importância do rotograma e qual sua função no gerenciamento de frota, descubra tudo sobre alguns benefícios do transporte fretado para as empresas.

Postagens Recentes