5 relatórios importantes para o transporte fretado

Uma parte considerável da rotina de um gestor de frotas é analisar dados operacionais. No transporte fretado, por exemplo, um único veículo é capaz de produzir diversos dados diferentes e importantes que ajudam a entender a dinâmica logística de uma operação.

A taxa de ocupação do veículo, cumprimento da rota programada, passageiros irregulares, médias de velocidade, a forma de conduzir o veículo… todas essas informações são muito importantes para o negócio.

Analisar esses dados, entendendo padrões e possibilidade de melhoria é uma tarefa muito importante para qualquer gestor, independentemente do tamanho da frota ou ramo de atuação da empresa.

Pensando nisso, no artigo de hoje mostraremos cinco relatórios essenciais para qualquer operação de transporte fretado. Abordaremos suas funções e importância, além de mostrar como as empresas podem obter essas informações.

Sendo assim, falaremos sobre:

  • Taxa de ocupação
  • Desvios de rota
  • Passageiros irregulares (controle de acesso)
  • Comportamento do motorista
  • Cumprimento de horário

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação é a relação percentual entre a quantidade total de assentos de um veículo versus a quantidade de assentos efetivamente preenchidos durante um deslocamento. Em outras palavras, a taxa de ocupação mostra a ociosidade e, ao mesmo tempo, o custo de cada assento vazio.

Este é um relatório muito importante para uma operação de transporte fretado, pois, além de mostrar a quantidade de passageiros que ocupam o coletivo, ao mesmo tempo, informa a ociosidade total e seu sequente custo.

Para obter este relatório, a organização pode encarregar o motorista ou o fiscal de linha que irão coletar manualmente essa informação. Contudo, além de erros na contagem, o encarregado pode esquecer de levantar essa informação.

Outro método, mais seguro e eficiente que a organização pode utilizar para obter essa informação é utilizando um software para gestão de transporte fretado. Nossa plataforma, o iTransport, realiza essa análise automaticamente e de forma digital. Conheça nossos serviços.

Desvios de rota

A definição de rotas é uma das mais importantes etapas no planejamento de uma operação de transporte fretado. Nesta etapa, que deve ser guiada pela roteirização, a empresa cria as rotas mais econômicas e eficientes possíveis para atender os usuários do serviço e, ao mesmo tempo, otimizar seus custos.

Justamente por esses motivos, é muito importante que os motoristas trafeguem pelas rotas definidas, afinal, houve estudo e planejamento para defini-las.

Ocorre que muitas vezes os motoristas não cumprem o planejamento de rotas, utilizam os veículos para fins pessoais e realizam desvios não programados. Diante disso, como você saberá quando houve um desvio não previsto em seu planejamento?

Neste caso, se você não utilizar tecnologias para apurar essas inconsistências operacionais não será possível conhecer sua operação a fundo e, consequentemente, seus gastos serão maiores do que poderiam ser.

Passageiros irregulares (controle de acesso)

Como você irá identificar passageiros irregulares em sua operação? Não pagantes, passageiros que embarcam em linhas ou pontos indevidos, que descem onde não deveriam.. enfim, sem as ferramentas corretas, provavelmente, você nunca descobrirá.

Por isso, é fundamental controlar o acesso dos passageiros ao veículo. Você pode encarregar o motorista de realizar o controle manual dos passageiros ou optar por um meio mais eficiente e seguro: a tecnologia.

Nossa plataforma, o iTransport, conta com controle de acesso. Ao embarcar, utilizamos mecanismos de controle de acesso baseados no crachá do usuário, normalmente, fornecido pela própria empresa que contrata os serviços de fretamento.

Fazemos isso para analisar o comportamento do usuário, se está na linha correta, com o pagamento em dia, se realmente aquele é o ônibus que ele tem autorização para utilizar, além de outras análises. E isso tudo de forma automática e instantânea.

Comportamento do motorista

Grande parte dos acidentes são causados por comportamentos inadequados dos motoristas. Sendo assim, grande parte dos acidentes poderiam ser evitados. Por isso, todos os comportamentos de risco que facilitam a ocorrência de acidentes devem ser conhecidos pelo gestor e, mediante conscientização, evitados pelos motoristas. Dentre os principais, destacamos:

  • Excesso de velocidade;
  • Falta de atenção;
  • Guinadas, principalmente, em curvas;
  • Acelerações e frenagens bruscas;
  • Não observância das leis de trânsito;
  • Ignorar a sonolência e demais sinais de fadiga ao volante;
  • Desvio de rota programada;
  • Utilização do veículo da empresa para fins pessoais.

Diante disso, como os gestores podem monitorar o comportamento dos motoristas de sua frota? O nosso sistema, por exemplo, conta com monitoramento, rastreamento e telemetria em tempo real que mostram ao gestor tudo o que acontece com o veículo e o motorista no dia a dia.

Assim, de posse dessas informações, o gestor conhecerá os comportamentos do motorista, podendo criar mecanismos para extinguir essa realidade da operação como, por exemplo, o desenvolvimento de uma cultura de direção defensiva.

Cumprimento de horário

Nas operações de transporte fretado é muito importante a pontualidade, afinal, a empresa depende da chegada de seus colaboradores para funcionar. Por isso, é muito importante que os gestores monitorem a pontualidade do transporte. 

Caso o veículo não chegue na hora, isso pode representar custos financeiros, com hora extra por exemplo. Nossa plataforma conta com monitoramento e rastreamento em tempo real, e fornece a hora exata da chegada do veículo na organização.

Além disso, nossa plataforma disponibiliza relatórios que contrastam as diferenças entre o cenário planejado e o realizado, munindo os gestores de informação segura para tomada de decisões.

Conclusão

Como mostramos, os relatórios de uma operação de transporte fretado são fundamentais para que os gestores saibam como anda a operação. Sem informação, a operação funcionará às cegas, o que pode gerar problemas, aumento de custos e prejuízos dos mais diversos.

Agora que você aprendeu mais sobre a importância destes relatórios, descubra tudo sobre logística verde, o que é, qual sua importância e como as empresas têm se posicionado em relação a essa temática tão importante.

Postagens Recentes